web analytics
BIOGRAFIAS

Jane Austen e a doença de Addison

Acredita-se que Jane Austen morreu da doença de Addison. Esta é a informação mais divulgada por seus biógrafos. Ultimamente fala-se também da doença de Hodgkin. Não há certeza e provavelmente nunca saberemos.

Mas o motivo deste post é o relato de alguém que tem a doença de Addison – uma doença capciosa, com sintomas genéricos podendo ser qualquer coisa e por isso mesmo de difícil diagnóstico.

Parece um tema pesado para o início do ano? Não é, acreditem – nada mais alentador do que saber que uma doença grave tem tratamento.

Com vocês a experiência e a generosidade de compartilhar de Liliana: Mas o que está acontecendo com você? A Doença de Addison.

10 Comentários

  • Adriana Zardini

    Muito esclarecedor Raquel!
    Sobre o layout do blog, eu gostei sim! Está mais clean!

    Eu também quero mudar o meu, mas estou agarrada nos códigos de programação… 🙁

  • Elaine Dashwood

    Estava justamente pensando na doença misteriosa de Jane Austen esta semana. É que estou traduzindo as memórias dela, escritas pelo sobrinho (se alguém souber de uma versão em português, por favor, me avise! Estou traduzindo porque não encontrei nenhuma) e é espantosa a longevidade dos membros da família dela. Teve um tio-avô que viveu 90 anos; sua própria mãe atingiu os 88. E ela, morta aos 42 anos. Uma ironia que sua genialidade tenha sido cortada tão cedo, com tantos exemplos de vida longa e próspera na família.

  • Raquel

    Adriana

    programação é mesmo difícil, boa sorte!

    Elaine

    Pobre Jane, logo ela em uma família tão saudável com uma doença tão devastadora! Não creio que tenha alguma tradução dessas memórias, não no Brasil, mas se souber aviso.

  • Diana

    Raquel, muito obrigada pelo link para o artigo “Jane Austen’s lifelong health problems and final illness: New evidence points to a fatal Hodgkin’s disease and excludes the widely accepted Addison’s”. Sou estudante de Medicina e fã da Jane Austen e achei fantástico esse artigo em uma revista tão confiável. Quero muito obter a versão completa desse artigo (acho que posso conseguir na biblioteca da minha faculdade). Acho uma pena que a vida de Jane Austen seja cheia de mistérios, tenho muita curiosidade sobre como ela viveu…

  • Raquel

    Diana
    acredito que a vida de Jane nem tinha muitos mistérios, mas Cassandra nos fez o “favor” de queimar boa parte das cartas… agora ficamos aqui, doidas para saber mais um pouquinho…

  • Carmem Resende

    Vou fazer minha monografia sobre Jane Austem , literatura e cinema adorei seu blog e se você puder encaminhar detalhes pra mim agradecerei profundamente .

    • Raquel

      Carmem,
      a única coisa que posso dizer para você é que leia todos os livros de Jane é a melhor fonte sobre a autora. Boa sorte.