As ilustrações de C. E. Brock para edições do início do século 20 são, talvez, as mais conhecidas dos livros de Jane Austen. E o artista, dentre os seis livros da coleção English Idylls, foi especialmente generoso com as aquarelas de Mansfield Park.
No meu exemplar da coleção tenho Fanny pequenina no sofá logo que chegou à Mansfield mas para não repetir a mesma cena optei por Fanny se exercitando ao ar livre e sempre contando com a ajuda de Edmund.
Tom Bertram, o primo mais velho a convida para dançar para se livrar da tia Norris, nesta passagem do livro que acho divertidíssima e que a imagem mostra toda a delicadeza de Fanny.
C. E. Brock, além das aquarelas acima, fez também desenhos que foram pintados ou entitntados para outras publicações, as quais ainda não tenho, por esse motivo apanhei os detalhes no site Molland’s.
As cenas são a chegada de Fanny em Mansfield, com a presença obrigatória do pug, e do baile de apresentação de Fanny, com Sir Thomas fazendo questão de trazer Mr. Crawford para a primeira dança com a debutante.
Views: 137
Muito perfeita essas ilustrações, bem que alguma editora podia
fazer uma edição de luxo ilustrada, como a Nova Fronteira fez
para “Razão e sentimento”! 😀
Fernanda,
seria o máximo e de preferência com um ilustrador brasileiro.
Belas Ilustrações! Falando sobre ilustrações, gostaria de comentar contigo que outro dia comprei o livro Jane Austen – Uma vida revelada – por – Catherine Reef. Vc já comprou ou teve a oportunidade de dar uma olhada no livro. Gostei das ilustrações, mas ainda não posso comentar sobre a história pois não li, mas a ilustraçãod a pág 77 na minha opinião tá muito feia e mais parece 2 anões conversado e não um homem e uma mulher. Ainda por cima a mulher está c/ plataforma nos sapatos que eu tive de usar uma lupa p/ enxergar ….heheheh
Depois gostaria de saber tua opinião.
Abs
Cristina,
ainda não comprei o livro. Está esquisita assim? De quem será a ilustração?
Oi gente… eu comprei esse livro, e achei uma história muito bem contada. Não dá tristeza, como em alguns filmes sobre a vida da Jane. Mostra a vida de uma pessoa que foi bem feliz, apesar de todas as adversidades.
Abraços.
Daniele,
você se refere à Mansfield Park?
Nossa, belissímas estas ilustrações, algumas bastante delicadas ilustrando o universo feminino do século XIX. A minha preferida foi a segunda de C. E. Brock, adoravelmente linda…quero uma dessas edições do século XX para mim 😀
Priscila,
essas edições são caras mas às vezes conseguimos com preço razoável.
Eu imagino que seja mesmo, mas não custa sonhar rsrs…
Eu estou procurando uma versão de “Orgulho e Preconceito” da editora abril, com capa de tecido e até hoje não encontrei, mas vou continuar garimpando nos livrarias afora 😀