web analytics
Mansfield Park,  MISCELÂNEA

Fanny Price por C. E. Brock

As ilustrações de C. E. Brock para edições do início do século 20 são, talvez, as mais conhecidas dos livros de Jane Austen. E o artista, dentre os seis livros da coleção English Idylls, foi especialmente generoso com as aquarelas de Mansfield Park.

No meu exemplar da coleção tenho Fanny pequenina no sofá logo que chegou à Mansfield mas para não repetir a mesma cena optei por Fanny se exercitando ao ar livre e sempre contando com a ajuda de Edmund.

Fanny Price por C. E. Brock

Tom Bertram, o primo mais velho a convida para dançar para se livrar da tia Norris, nesta passagem do livro que acho divertidíssima e que a imagem mostra toda a delicadeza de Fanny.

Fanny Price por C. E. Brock

C. E. Brock, além das aquarelas acima, fez também desenhos que foram pintados ou entitntados para outras publicações, as quais ainda não tenho, por esse motivo apanhei os detalhes no site Molland’s.

As cenas são a chegada de Fanny em Mansfield, com a presença obrigatória do pug, e do baile de apresentação de Fanny, com Sir Thomas fazendo questão de trazer Mr. Crawford para a primeira dança com a debutante.

Fanny Price por C. E. Brock

Facebook Comments Box

9 Comentários

  • Fernanda Huguenin

    Muito perfeita essas ilustrações, bem que alguma editora podia
    fazer uma edição de luxo ilustrada, como a Nova Fronteira fez
    para “Razão e sentimento”! 😀

    • Raquel Sallaberry Brião

      Fernanda,
      seria o máximo e de preferência com um ilustrador brasileiro.

  • Cristina Madeira

    Belas Ilustrações! Falando sobre ilustrações, gostaria de comentar contigo que outro dia comprei o livro Jane Austen – Uma vida revelada – por – Catherine Reef. Vc já comprou ou teve a oportunidade de dar uma olhada no livro. Gostei das ilustrações, mas ainda não posso comentar sobre a história pois não li, mas a ilustraçãod a pág 77 na minha opinião tá muito feia e mais parece 2 anões conversado e não um homem e uma mulher. Ainda por cima a mulher está c/ plataforma nos sapatos que eu tive de usar uma lupa p/ enxergar ….heheheh
    Depois gostaria de saber tua opinião.
    Abs

    • Raquel Sallaberry Brião

      Cristina,

      ainda não comprei o livro. Está esquisita assim? De quem será a ilustração?

  • Daniele Almeida Ceccarelli

    Oi gente… eu comprei esse livro, e achei uma história muito bem contada. Não dá tristeza, como em alguns filmes sobre a vida da Jane. Mostra a vida de uma pessoa que foi bem feliz, apesar de todas as adversidades.

    Abraços.

  • Priscila Matiello

    Nossa, belissímas estas ilustrações, algumas bastante delicadas ilustrando o universo feminino do século XIX. A minha preferida foi a segunda de C. E. Brock, adoravelmente linda…quero uma dessas edições do século XX para mim 😀

    • Raquel Sallaberry Brião

      Priscila,

      essas edições são caras mas às vezes conseguimos com preço razoável.

      • Priscila Matiello

        Eu imagino que seja mesmo, mas não custa sonhar rsrs…
        Eu estou procurando uma versão de “Orgulho e Preconceito” da editora abril, com capa de tecido e até hoje não encontrei, mas vou continuar garimpando nos livrarias afora 😀