web analytics
FILMES & SÉRIES,  Mansfield Park,  MISCELÂNEA

Fanny Price, noiva de maio

Das três versões cinematográficas de Mansfield Park duas mostram o casamento de Fanny e Edmund: a minissérie de 1983 da qual consegui apenas uma captura de tela com o casal e a de 2007 com a foto de publicidade das filmagens.

Os casamentos na época de Jane Austen eram bastante simples. As noivas costumavam vestir seu melhor vestido, enfeitavam os cabelos com flores ou um boné e rumavam para igreja com seus parentes próximos para cerimônia ser oficiada após a leitura dos proclamas. O que se chamava de “melhor vestido” naquela época era normalmente de musselina branca, conforme o próprio Edmund Bertran disse uma vez para Fanny (cap. 23):

“A woman can never be too fine while she is all in white.

Uma mulher está sempre bem quando se veste toda de branco. (trad. Rachel de Queiroz – Global)

Uma mulher nunca pode estar excessivamente arrumada quando usa somente branco. (trad. Mariana Menezes Neumann – BestBolso)

Uma mulher nunca poderá se mostrar requintada demais quando estiver toda de branco. (trad. Rodrigo Breunig – L&PM)

Fanny Price, noiva 1983Fanny Price, noiva 1983

Fanny Price, noiva 2007

Fanny Price, noiva 2007

Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Nique

    Assisti novamente a versão de 1999, a de 2007 eu não gostei, e agora estou assistindo a de 1983. Nessa adaptação a lady bertram me irrita muito, achei péssima a atuação ela parece estar drogada e a voz que a atriz faz é super irritante, embora todo o resto me agrade, especialmente por ser uma adaptação mais longa que os filmes, é mais detalhada.

    • Raquel Sallaberry Brião

      Nique,
      a versão de 1983 é muito boa, mesmo os personagens mais caricatos. Sou doida por Mr. Yates! De fato, Lady Bertram está muito esquisita. Acho que tomou chá de cogumelo!