web analytics

Hoje, 30 de setembro foi o último dia da leitura de Emma no grupo Chá com Jane Austen. Repito aqui, parte do que escrevi lá e acrescento mais alguns detalhes.

Mesmo lendo em tão pouco tempo, começo agora a compreender por que Emma é considerado por muitos a obra-prima de Jane Austen. Um exemplo da sutileza do texto é o início do capítulo 53, e na minha opinião a prova irrefutável que Emma nunca se emendará, mesmo afirmando o contrário (grifos meus):

Mrs. Weston’s friends were all made happy by her safety; and if satisfaction of her well-doing could be increased to Emma, it was by knowing her to be the mother of a little girl. She would not acknowledge that it was with any view of making a match for her, hereafter, with either of Isabella’s sons; but she was convinced that a daughter would suit both father and mother best.

Os amigos da sra. Weston estavam felizes por sabê-la em perfeita segurança, e se a satisfação com seu bem-estar pudesse ainda aumentar para Emma, seria a notícia de que a amiga tivera uma menina. Durante toda a gravidez desejara um Miss Weston. Não podia atribuir isto a nenhum projeto de união para ela, no futuro, com um dos filhos de Isabella; mas estava convencida de que uma filha seria mais interessante tanto para o pai como para a mãe. (trad. Ivo Barroso)

E abaixo o motivo de minha admiração pelo senhor Knightley, apesar de  ter casado com Emma:

There is one thing, Emma, which a man can always do, if he chuses, and that is, his duty; not by manoeuvring and finessing, but by vigour and resolution.

Há uma coisa, Emma, que um homem sempre pode fazer se assim quiser, que é cumprir o seu dever; não através de subterfúgios ou meandros, mas com vigor e decisão. (trad. Ivo Barroso)

Não, não acredito que o senhor Knightley deveria ter casado com Harriet Smith. Seria impossível. Vejam onde a encontrei – no Bom Retiro!

PS: O Bom Retiro é um dos bairro de São Paulo onde lojistas do Brasil inteiro compram roupas, tecidos e aviamentos para revender em seus estados.

Views: 162

Artigos recomendados

7 comentários

  1. Laila
    Há muito tempo não ia no Bom Retiro, só passava por lá. Hoje fui somente para fotografar a loja!

  2. Final do ano vou a Sampa.. vou ver se consigo dá uma passada pra ver a fachada .. rsrsrs.
    Otimo blog!Parabéns!

  3. Jucyara
    Bem-vinda ao Jane Austen em português e ao Bom Retiro também!

  4. Lívia,
    confesso que Emma às vezes me tira do sério. Bem-vinda ao Jane Austen em português!

  5. Ixi,eu tive esses dias no Bom Retiro e nem vi isso!!!

    Raquel, assim que eu receber meu pagamento vou pedir um dos marcadores, já que vou começar em breve a reler os livros da Jane! AHHH!!! Me associei ao Chá com Jane Austen, só estou perdida em como funciona, hehe!

    E Emma, vai ser as proximas aquisições, tanto em livro e DVD!

Comentários estão encerrado.