web analytics
BIOGRAFIAS,  MISCELÂNEA

Caixa de escrever e óculos de Jane Austen

A caixa de escrever, ou secretária como se costumava chamar, e os óculos que pertenceram a Jane Austen estão no Museu Willis em Basingstoke, Hampshire, e já fazem parte de um programa para celebrar Austen que está em andamento e reunirá grande número de artefatos e materiais relacionados à escritora até o ano que vem, 2017, quando completará os  200 anos de sua morte.

Já vi em mais de um filme o uso dessas caixas e um que me lembro nitidamente é em A Abadia de Northanger com Catherine Morland escrevendo uma de suas tantas cartas, creio que para Isabela Thorpe. Tenho uma vontade imensa de ter uma dessas caixas em mãos para tentar escrever pois me parece quase  impossível. Bem, Jane se visse nossos notebooks provavelmente também os acharia terríveis de manusear!

Outro desejo seria ter um estojo para óculos bordado como a da foto. Palavra que vou tentar fazer um para mim, para meus óculos de leitura na cama (sim, tenho um só para ler deitada) que vivem caindo e ficando arranhados. Ah! e quero uma armação igual a de Jane, isso não é difícil pois já tive uma bem parecida. Sem contar que gostaria de estar na Inglaterra no ano de 2017.

Certamente entre 2016 e 2017 teremos outros eventos comemorativos sobre este vasto mundo que Jane Austen nos legou escrevendo poucos livros sobre “três ou quatro famílias em um vilarejo rural” e que Liev Tolstói muitos anos mais tarde disse sobre ser reconhecido como escritor, “se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. Será que Tolstói leu Jane Austen?

Caixa de escrever e óculos de Jane Austen

FONTE: Basingstoke Observer, “Austen artefacts come to Basingstoke”, por Christian Wilson | Imagem divulgação