web analytics
MISCELÂNEA

Baile à moda Jane Austen na Hungria

Estamos sempre descobrindo novos admiradores de Jane Austen e a época que ela viveu, a Regência. Hoje apresento para vocês Zsuzsi Dingsdale professora de línguas e de dança. Zsuzsi promoverá um baile em agosto deste ano no palácio Festetics, na cidade de  Keszthely, na Hungria.

O programa do baile e os passeios opcionais estão na página . Não deixem de assistir o vídeo sobre o palácio, que tem uma biblioteca de fazer gosto a Mr. Darcy.

E para maiores detalhes uma micro entrevista com Zsuzsi, que me foi apresentada por Rita Watts, amiga e leitora do blog, e que tornou possível este contato. (Obrigada, querida!)

Zsuzsi Dingsdale

Zsuzsi me fale um pouco de você.

Nasci na Hungria mas morei na Inglaterra os últimos 32 anos pois me casei com um Britânico, Alan. Sou professora de Línguas Modernas. Agora estou aposentada e divido meu tempo entre a Hungria e Inglaterra trabalhando em cruzeiros como professores de dança. Também sou uma terapeuta comportamental o que não atrapalha em nada pois posso trabalhar por telefone ou Skype.

Quando e onde começou a ler Jane Austen?

Eu comecei a ler Jane Austen quando tinha 10 anos de idade e me apaixonei imediatamente. Eu amo o que ela escreve e admiro a riqueza de sua prosa. Eu conheço todos os livros de cor e salteado e possuo pelo menos um DVD de cada adaptação de seus livros.

Qual é o seu livro favorito de Austen?

Não sei dizer se tenho um favorito. Gosto de todos eles. Posso dizer que tenho trechos favoritos, como por exemplo, quando o Mr. Darcy diz ‘’ Meditava, por exemplo, no imenso prazer que um lindo par de olhos no rosto de uma mulher bonita podem conceder.’’ Tão diferente do homem moderno diria.

Como e quando você se envolveu com a dança?

Sempre adorei dançar. Na verdade, hoje em dia acredito que escolhi a carreira errada e que não deveria ser professora de idiomas e sim de dança. Tenho praticado dança de salão com meu marido já há 20 anos e English Country Dancing, a dança típica da época de Austen, há 10 anos. Assim que comecei a pesquisar Jane Austen e suas cenas de baile. Daí em diante fui só me especializando. Um dia pensei – porque não introduzir esse mundo na Hungria também? Comecei a dar aulas e organizei o primeiro baile de estilo Regência na Hungria em homenagem a Jane Austen em outubro do ano passado. Foi um sucesso tão grande que já planejei outro para agosto deste ano.

O que você está planejando para agosto?

Ano passado o baile foi numa casa antiga e para poucas pessoas. Este ano escolhi um lugar maravilhoso no palácio Festetics em Keszthely, Hungria. O palácio fica às margens do lago Balaton que é um lugar turístico muito famoso em meu país. Os participantes irão se vestir em estilo Regência durante o final de semana. Teremos uma degustação de vinhos e jantar na adega do palácio. Após o jantar, um tour romântico à luz de velas pelo palácio. No sábado, teremos um passeio de carruagens (originais do séc. XVIII) do próprio palácio, pela beira do lago, seguido de um passeio de barco. Durante à tarde teremos um chá no parque ao som de música barroca e para terminar o Grande Baile com jantar no sábado à noite.

Galeria de fotos com Zsuzsi e seu esposo no palácio Festetics

Facebook Comments Box

3 Comentários

  • Felicia

    Grata Rachel, amei a reportagem! Que linda foi essa época! Tão luxuosa! Um sonho mesmo! Qto ao baile terei que assistir daqui mesmo rsrsrsrsrsr
    bjs