web analytics
MISCELÂNEA

Onde estudaram os personagens de Jane Austen

As meninas na época de Jane Austen estudavam em casa, na maioria das vezes ensinadas pelas mães e a medida que a situação econômica permitia eram contratadas governantas. O estudo em uma escola formal para meninas era raro. Jane Austen estudou fora de casa mas por pouco tempo. Ela e a irmã Cassandra, em 1783, estiveram em Oxford, com passagem em Southampton aos cuidados da senhora Cawley e no ano seguinte na Abbey School em Reading, que era conduzido pela senhora Latournelle.  Por fim seu aprendizado acabou ficando por conta dos pais e talvez dos irmãos.

Os rapazes, por sua vez, dependiam da carreira escolhida. Tanto podiam ir para escolas como Oxford, Cambridge ou decidir-se pela vida militar na Marinha ou Exército.

Neste post me refiro apenas às pessoas da classe dos Austen, os gentry, a pequena nobreza.

Comecei minhas pesquisas por Razão e sentimento, e para meu espanto há muito mais sobre escola e estudos do que eu lembrava. Abandonei meu plano inicial de dois posts, um sobre heroínas e outro herois e farei seis posts, um para cada livro e mais completos. Na próxima semana, sem dia determinado publicarei o primeiro.

Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Júnior

    Este post me fez lembrar agora de uma menção que Jane Austen faz à escola dirigida pela sra. Goddard no capítulo 3 de “Emma”. Para fazer uma espécie de comparação entre a escola daquela senhora e as demais, ela faz uso de uma pequena crítica às instituições de ensino da época e demostra certo desgosto com a realidade educacional que presenciava naquele momento. Muito interessante esta passagem.

    Bom fim de semana, Raquel!

    • Raquel

      Júnior,

      quando percebi que havia muito sobre a escola, incluindo a escola da senhor Goddard, foi que resolvi um post por livro. Acho que Jane não gostou muito da escola!

  • Karen

    Acredito que Jane não apreciava nem um pouco a educação formal, talvez pelo fato de ela e Cassandra terem tido experiências desagradáveis com as escolas para as quais foram – especialmente a última, eu creio, em que as irmãs quase morreram!

    De qualquer forma, acredito que, considerando o nível da educação das mulheres da época, as irmãs Austen receberam um ensino adequado de sua mãe e, em especial, de seu pai.

    Falando em seus pais, eu sempre tive a impressão de que Jane se dava bem melhor com o pai, você não acha, Raquel?

    🙂

    • Raquel

      Karen,

      parece ser idéia corrente que Jane não gostava da escola e isto fica evidente em algumas situações com seus personagens.

      Também tenho essa impressão sobre o pai de Jane.