web analytics
BIOGRAFIAS

Nova biografia de Jane Austen

Estou terminando a leitura de Brideshead Revisited e resolvi pesquisar sobre o autor, Evelyn Waugh.  E como todos os caminhos levam a Jane encontrei esta notícia:

A Harper Collins tem o prazer de anunciar que encomendou The Real Jane Austen [A verdadeira Jane Austen], uma nova e importante biografia por Paula Byrne, para publicação em 2013. Esta será a primeira biografia substancial de Jane Austen do século XXI, e conterá uma riqueza de novas pesquisas da autora dos best-seller, Mad World e Perdita. O primeiro livro de Paula Byrne, um estudo de Jane Austen e o teatro, foi descrito por Paul Johnson no The Spectator como “o melhor livro sobre Jane Austen que já li.” Paula oferecerá um vislumbre de sua abordagem inovadora em uma palestra no Bath Literature Festival em 05 de março de 2011 (sábado).

As afirmações do senhor Johnson no The Spectator (acima) e do Sunday Times “Paula, que é uma internacionalmente renomada especialista em Jane Austen, é também autora de Perdita: The Life of Mary Robinson, best-seller que está entre os dez mais vendidos do Sunday Times“, ambas me deixam desconfortável. Talvez por ter alergia da palavra best-seller (ou best seller?) e dos elogios despudorados dos press release.

Aguardemos a biografia. O livro sobre o teatro já está na minha imensa fila de $.

Facebook Comments Box

6 Comentários

    • Raquel

      Na,

      estou devendo um post sobre twitters, facebooks e orkuts da vida… mas os dias tem passado ventando!

  • Júnior

    Será que esta biografia ganhará uma edição em português? Dependendo, é claro, da qualidade da obra, seria ótimo se acontecesse. Afinal, os brasileiros são totalmente desprovidos de uma biografia de Jane.

    • Raquel

      Júnior,

      eu gostaria que traduzissem as biografias mais antigas. Eu tenho quatro: Elizabeth Jenkins, John Halperin, Park Honan e uma muito graciosa de Sir David Cecil.