web analytics
MISCELÂNEA

Jane Austen versus Emily Brontë | Vídeo

Um debate sobre Jane Austen e Emily Brontë, as rainhas da literatura inglesa como foi chamado pela apresentadora Erica Wagner, foi apresentado na Royal Geographical Society no dia 26 de fevereiro (2014).

Em defesa de Jane Austen temos o professor de literatura inglesa pela University College London, John Mullan e da parte de Emily Brönte a escritora Kate Mosse. Participam também os atores Samuel West (Mr. Elliot, Persuasão 1995); Eleanor Tomlinson (Georgiana Darcy, Death Comes to Pemberley); Dominic West e Mariah Gale. Dominic leu maravilhosamente a carta de Mr. Darcy para a Carte Noire, mas infelizmente o vídeo foi retirado do ar.

Assisti apenas a introdução pois o vídeo é longo, quase duas horas, mas o farei entre hoje e amanhã e então registrarei meus comentários aqui, no corpo do post.

PS: é uma pena que não tenha legenda, nem mesmo em inglês…

 

4 Comentários

  • Daniele

    Realmente é uma questão de gosto, eu não li “o morro dos ventos uivantes” e nem quero, vi o filme e detestei, eu reconheço que é um livro de uma ótima escrita, a Emily era mto mto mto talentosa mas não é o tipo de história que me agrada, então prefiro a Jane.

  • Pâmela

    Li o morro dos ventos uivantes é interessante, mas não e o tipo de livro que leria mais de uma vez, prefiro Jane Austen.

  • Sandra Cabral

    Comecei meu romance com a Jane Austen não a tanto tempo quanto você Raquel, mas já faz quase 3 anos e de lá pra cá, adoro ler romances de época, e li “O morro dos ventos uivantes” e vários deles por causa da Jane, inclusive as obras de cada uma das Brontes, Charles Dickens (que também não é muito romântico), Elizabeth Gaskell, Alexandre Dumas, e já comprei e vou ler os miseráveis de Victor Hugo e é uma pena não conseguir achar todos traduzidos pra nossa língua, mas aprecio ambas pelo todo, pelos personagens tão bem construídos, a imaginação e vivência misturada, são excelentes autoras cada uma do seu jeito, viva a literatura!
    Beijo