web analytics
LIVROS

Jane Austen versus Elizabeth Gaskell

Em julho (2009) comentei sobre o primeiro podcast Radio Room da BBC USA: Why We Love Jane Austen.

No décimo segundo programa o assunto é novamente Jane Austen e dessa vez uma comparação com Elizabeth Gaskell, autora de North and South, Cranford, Wives and Daughters, só para citar os livros que tornaram-se séries da BCC.

11 Comentários

  • Marita

    Oi. No pragrama a entrevistada fala de um artígo publicado no Wall Street Journal acerca de Jane Austen. Você conhece o artigo?

    • Raquel

      Marita,

      não lembro, leio tanta coisa que ao fim e ao cabo muito se perde.

  • Na

    O pior é que eu também não sei como fazer, a parte digital, digo. Mas seria muito legal.

  • Luciana

    Achei muito interessante o podcast, acabei falando sobre ele no meu blog também. É interessante como as duas são muito comparadas e geralmente quem gosta de uma gosta da outra. Há diversos aspectos semelhantes e muitos outros diferentes na escrita delas. Achei uma boa iniciativa da Penguin a comparação.

  • Elvira Maria

    Olá amigas/os é interessante estarmos em lados diferentes do Atlântico mas, unidas pela mesma paixão … os romances de Jane Austen em particular e a literatura em geral.

  • Lais

    Oi Raquel.
    Não posso compará-las, pois amo as duas. O que mais gosto em Austen é sua sutileza e ironia. Enquanto a Gaskell, é como ela percorre pela mente dos seus personagens , mostra o que eles pensam e sentem (algo que Austen infelizmente não fez). Quem leu N&S sabe do que estou falando, quem não se arrepiou com os pensamentos do senhor Thornton para com a Margaret ?!
    PS: Eu morria de rir com bizarrices de Mr. Walter Elliot e Mr.Woodhouse! rsrsrs

    • Raquel

      Lais,

      até o momento só li Cranford que achei muito engraçadinho. Tenho aqui o Mary Barton na minha imensa fila de livros. Estou sempre procurando para ver se encontro North and South, aquelas edições populares da Penguin.