web analytics
MISCELÂNEA

Inspirados nos personagens de Jane Austen

A primeira enquete deste ano surgiu de um bate-papo com Fernanda Huguenin, leitora do blog, sobre semelhanças entre personagens de Jane Austen e de outros autores.

Eu poderia mencionar alguns que me ocorrem de imediato mas prefiro deixar vocês iniciarem a conversa. Vamos à pergunta:

Qual ou quais personagens – de qualquer livro ou filme – que vocês acham parecidos com os personagens de Jane Austen?

 Personagens de Jane Austen

 

 

Facebook Comments Box

32 Comentários

  • Fernanda Huguenin

    Bom Raquel, como mencionei no facebook, vejo muitas semelhanças entre o Willoughby da R&S e do Fernando Seixas do livro “Senhora” do José de Alencar, com a pequena e grande diferença que o Seixas teve chance para se regenerar e se casar com a amada (Aurélia Camargo). Como Willoughby, Seixas repugnava a pobreza e fazia de tudo para ser incluído em uma sociedade aristocrata, sendo que ele também não era rico e fazia muitas dívidas. Ambos romperam relações que tinham com suas amadas em busca de um casamento mais vantajoso financeiramente e depois se arrependem do erro que cometeram. Seixas seria um modelo de Willoughby redimido. 😀

  • Sandra Cabral

    Pra mim o Mr Thornton de Norte e Sul -ELizabeth Gaskell tem muitas semelhancas com Mr Darcy, fez um pedido de casamento e tomou um fora de Miss Hale que assim como Lizzy Bennet primeiro o recusou e se arrependeu assim que percebeu que o cavalheiro em questão além de socorre-las não era nada orgulhoso.
    Duas lindas historias de amor..
    Bj Raquel

    • Raquel Sallaberry

      Sandra,

      vejo algumas semelhanças entre os dois mas com a ressalva da diferença social.

  • Meiri

    Bom, tem mesmo alguns personagens com características semelhantes aos de Jane, mas nunca iguais. Os que me vêem em mente são:
    Jane Bennet/Melanie Wilkes – A Melanie de “E o Vento Levou” é doce, gentil e enxerga bondade em tudo e em todos, até mesmo na inexcrupulosa Scarlett, Melanie se parece demais com Jane Bennet.
    Mrs. Bennet/Tia Pittypat – Outra personagem de “E o Vento Levou” a tia Pittypat é tão fora dos eixos quanto Mrs. Bennet, pelo menos no filme pois não li o livro de Mitchell.
    Mr. Bennet/Bilbo Bolseiro – Esse personagem de “O Senhor dos Anéis” tem um ar irônico que me lembra um pouco Mr. Bennet, principalmente devido ao que ele fala aos seus parentes no discurso de seu aniversário: ‘Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem.’
    Mr. Darcy/Mr. Thornton – O Mr. Thornton de “Norte e Sul” sempre é comparado ao Mr. Darcy, ambos tem caráter indecifrável, humor enigmático e moral impecável.
    Tia Norris/Sofia da Áustria – Sofia da Áustria aparece no filme Sissi (1955) de Ernst Marischka, desconsiderando a Sofia da vida real a Sofia do filme é implacável e vive atormentando a jovem Sissi, querendo lhe impor os padrões da corte e sempre considerando-a inferior para ser esposa de seu filho e imperatriz da Áustria, é praticamente a tia Norris de coroa.

    Por enquanto esses são os que me lembrei 🙂

    • Raquel Sallaberry

      Meiri,

      boa lembrança, a Melanie de o O vento levou! O senhor dos anéis e Sissi não vi.

    • Letícia

      Eu nunca tinha assistido o Vento Levou, e sinceramente agora que assisti tbm vejo a grande semelhança da Melanie e a Jane! Até minha mãe falou! rsrsrs

  • Marina

    Lá vai:

    Mr. Darcy de Laurence Olivier – sim! De todos foi o que eu achei mais parecido com o Darcy que jane descreveu!

    Catherine Morland da versão de 2007 de “Abadia de Northanger”

    Harriet Smith da versão de 96 de “Emma”

    Coronel Brandon de Alan Rickman,em “R&S”(1996)

    Lydia Bennet da versão de 2005 de “O&P”.

    Mrs. Jennings da versão de 96 de R&S.

  • Fernanda Huguenin

    E tinha esquecido que a Melanie lembra muito a Jane, mas acho que a Melanie era muita mais inocente rs.

  • Vera

    A Meiri falou da Melanie e da Jane, eu lembrei-me que o Bingley e o Ashley são bem parecidos se bem que o Ashley podia no pós-guerra tornar-se um pouco mais activo, por assim dizer, em vez de se deixar levar pelos acontecimentos.
    A Fernanda disse que a Melanie era mt mais inocente e eu concordo. Ela nunca percebe quem Scarlet realmente é e quando a irmã do marido acusa Scarlett de ter um caso com o Ashley ela não acredita. Jane Bennet, pelo menos no fim percebe as falsidades da Miss Bingley.

    • Raquel Sallaberry

      Vera,

      você colocou muito bem e corrobora meu ponto de vista que no caso de Jane acaba sendo menos sonhadora.

  • Marcela M.

    Bem, o romance “Washington Square” (no Brasil, “A herdeira”), de Henry James é bastante próximo do estilo de Jane Austen e mantém o foco nas relações familiares. Nesta obra, encontrei alguns personagens que me lembraram os de Jane:
    -Lavinia Penniman é tia de Catherine Sloper, a protagonista, e faz de tudo para que a sobrinha arranje um marido, intrometendo-se tanto quanto possível; lembra muito Mrs.Bennet de “Orgulho e Preconceito”;
    -Dr.Austin Sloper, pai da protagonista, apesar do egoísmo e da aparente falta de amor pela filha, revela-se bastante preocupado em terminar a vida sozinho, o que me faz recordar Mr.Woodhouse, pai de Emma;
    -Morris Townsend, pretendente de Catherine, possui uma leve semelhança quanto ao (mau) caráter de Mr.Wickham.
    Brevemente, essa foi a semelhança que encontrei com os personagens de Jane…

    • Raquel Sallaberry

      Marcela,

      acredita que até hoje não chegou meu exemplar da Haerdeira? Depois escreverei a respeito.

  • Nique

    Foram feitas comparações entre E o vento levou e com alguns personagens de Austen, embora a pergunta seja sobre personagens de Austen que lembrem outros livros, Rheet Butler me lembrou muito Mr.Thorton quando ele dizia que ele não era um cavalheiro. Quanto a personagens de Austen, me lembro ter achado a situação das personagens em No name do Wilkie Collins um pouquinho semelhante a das irmãs Dashwood.

    • Raquel Sallaberry

      Nique,

      acredita que nunca li Wilkie Collins? Preciso corrigir essa falha.

  • Elaine Dashwood

    Eu acho a dinâmica da relação entre Lizzy e Darcy um tanto parecida com a de Augusto e Carolina em “A Moreninha”. A diferença fica mais no tom, pois os diálogos entre Lizzy e Darcy são mais ácidos, mais ríspidos. Já o “embate” entre Augusto e Carolina é mais leve, mais “brejeiro” (para usar uma expressão da época, rs).

    • Raquel Sallaberry

      Elaine,

      quando terminar este enquete farei um post com as indicações de vocês. Estão ótimas!

  • Letícia

    Sinceramente o que é mais parecido de todos é Thorton e Darcy. Na verdade Norte e Sul é bem parecido com Orgulho e Preconceito. Assim acho que além de Darcy e thorton se parecerem, Margareth e Elizabeth também são pareciadas em personalidade.

    Agora os atores que acho que ficaram melhores nos papéis foram :
    Elizabeth Bennet da versão de 2005
    Catherine Morland da versão de 2007
    Emma woodhouse da versão do livro Emma em 2009

    • Raquel Sallaberry

      Leticia,

      North and South é forte candidato nesse quesito de personagens parecidos!

  • Júnior

    Me esforcei, mas não consegui lembrar de nenhum personagem semelhante, Raquel. Já li “A Moreninha”, que a Elaine Dashwood citou, mas minha memória não ajuda. Se lembrar de algum, volto aqui para comentar.

  • Marina

    Olha Raquel, fã, fããã do Laurence não sou, mas de longe ele fez o melhor Mr. Darcy! 🙂

  • Aline

    Amei essa enquete e estou gostando muito de ler os comentários!
    No momento, o que vem na minha mente é a Anne Elliot. Sempre achei ela muito parecida com a Jane Eyre. Ambas são mulheres fortes, que passaram por muito sofrimento e vivem uma vida angustiada, mas sempre mantiveram o coração bondoso. Ao fim, ambas são recompensadas com o amor daquele que elas amavam.

    Lembrando de mais semelhanças, volto aqui e escrevo!

    • Raquel Sallaberry

      Aline,

      é sempre bom quando descobrimos essas semelhanças! Não havia me ocorrido Anne com Jane Eyre…

  • Anon

    Eu acho os 5 irmãos Wesley mais novos de Harry Potter muito parecidos com as irmãs Bennet, só que fora de ordem:
    – Percy é muito como Mary, sempre preocupado com livros, e estudos, e estar sempre certo e impecável.
    – Fred e Jorge são como Kitty e Lydia, rindo, aprontando, a maior diferença é que eles não tinham sempre a aprovação da mãe, na verdade deixavam Mrs. Weasley louca.
    – Rony seria meio que Lizzy, mas não na personalidade, mais no bom-humor, e na dinâmica de sua relação com Hermione, que, especialmente no início, lembra muito a de Lizzy e Mr. Darcy.
    – Gina é muito doce, mas também inteligente, forte e um pouco insegura, como Jane.
    Mr. e Mrs. Weasley também me lembram muito Mr. e Mrs. Bennet: Ele é um pouco lapso em sua participação na educação dos filhos, e ela sempre se preocupa demais com a carreira futura dos filhos (ao invés de se preocupar com seus casamentos), tem seus momentos nervosos, também, mas eu acho ela um pouco mais esperta e sensível do que Mrs. Bennet.
    A situação dos Weasley também lembra a dos Bennet: Apesar de terem uma boa casa, e não passarem necessidades, são pobres.

  • Li

    Antes de opinar preciso dizer: que ideia divertida a da enquete! Agora as opiniões:
    – acho Jane Bennett muito parecida com a Nelly – personagem de Loja de Antiguidades de Charles Dickens. Ambas são doces e generosas em suas opiniões e ações. A grande diferença fica por conta da idade e as implicações de tal questão.
    – Catherine Morland me lembra um pouco a Anne Shirley (Anne de Green Gables, de L.M. Montgomery). A Anne é muito mais travessa que a Catherine, mas ambas se deixaram levar pela imaginação de forma pouco sensata.
    – Elinor Dashwood me lembra uma personagem da Agatha Christie – Katherine Elinor Carlyle (livro Cipreste Triste), pela questão da retidão moral e altas exigências consigo mesma.
    – entendo as semelhanças entre Mr. Thornton e Mr. Darcy, mas gosto tanto, tanto dos dois livros que os considero únicos, unidos no amor e separados em tudo o mais!
    – o capitão Wentworth e Allan Woodcourt (personagem de A Casa Soturna, Charles Dickens) tiveram que ser pacientes até o tempo de serem plenamente correspondidos pelas pessoas amadas.
    – e, por fim, acho que a relação amorosa entre irmãs (Lizzie e Jane) é semelhante a relação amorosa entre os irmãos Charles e Meg Murray do livro Uma dobra no tempo, de Madeleine D´Engle.

    • Raquel Sallaberry

      Li,

      não conheço o Cipreste Triste. Será que a personagem, além do nome, é uma homenagem à nossa Elinor Dashwood? Concordo plenamente com você sobre Mr. Thornton e Mr. Darcy.

      • Li

        Não sei… Já pensei sobre isso, mas fiquei em dúvida se não seria uma referência a Eleanor de Aquitânia, um homenagem estilo inglês (!). De qualquer forma é um lindo nome, com um significado também lindo (“raio de sol, luz brilhante”); talvez um significado que combine mais com a alma que com a personalidade e comportamento.