Uma estátua de Jane Austen na Catedral de Winchester, para comemorar os 250 anos de seu nascimento, gerou controvérsias.
A catedral defende que a estátua seria (será?) uma forma de celebrar o legado de uma das maiores escritoras britânicas e confia no trabalho do escultor Martin Jennings.
Escolheram também o local onde ficará a estátua na catedral, um recanto chamado Inner Closer, um lugar calmo, que remeteria ao mundo criado por Austen em seus trabalhos.
Entre os argumentos contra a estátua está o fato que a catedral já tem os restos mortais da autora devidamente indicados por sua lápide no piso e uma placa dourada em um dos seus nichos onde menciona Austen como escritora.
Outra crítica é a possibioidade de tornar a catedral em uma Disneylândia com milhares de turistas se amontoando para tirar fotos e perturbar o caráter sagrado do local.
Elizabeth Proudman, da Jane Austen Society e especialista em Austen, também sugeriu que a própria autora não teria aprovado. Ela disse: “Não sabemos como ela era, mas sabemos que era muito reservada e não gostava de publicidade.”
A estátua, segundo o escultor, mostra a escritora apoiada na mesa – que conhecemos tão bem – ao se levantar, o que percebemos pela posição dos pés. Vejam as duas fotos abaixo, que não sei se ficarão com o bronze nesse tom, espero que fique um tom mais para o dourado ou avermelhado!
A última notícia que li diz que o conselho municipal autorizou o projeto da estátua de Jane Austen na Catedral de Winshester. Aguardemos a inauguração!
#winchestercathedral #estátuajaneausten #janeaustenbrasil #janeausten250anos
LEIA TAMBÉM
Views: 22