web analytics

21 Comentários

  • Enzo Potel

    Raquel, estava eu pensando aqui como seria interessante, talvez acima de qualquer outro casamento já escrito por Austen, lermos como ficou a vida conjugal de Mr. Darcy e Lizzie. Aliás, como ficou toda a família Bennet depois que as três filhas se casaram.
    Tem aquela frase do Santo Agostinho que diz mais ou menos assim: “no amor, faz-se tudo sem custo. Ou ama-se o que custa”. Imagina: a Lizzie só pode amar e ser feliz com um homem que, além de várias qualidades, lhe seja um desafio diário. Mr Darcy é perfeito. Ele vai continuar tendo dificuldades para conversar com qualquer um, vai continuar julgando precipitadamente (mesmo que agora com uma esposa do lado dele pra lhe apontar isso; e ele para partilhar os defeitos dela também, porque são muito parecidos). É da natureza dele, não será um altar que vai mudar de imediato um caráter. (“character”> personagem!)
    A gente pode pensar (ou seria maravilhoso se Austen tivesse pensados, escrito uns ensaios ou contos) em como será para Mr Darcy ter de travar um relacionamento íntimo com o universo humilde da Lizzie, receber os pais dela, visitá-los.
    E para a Lizzie ver-se isolada naquele mundo de riqueza. Há a sorte da irmã amada (Jane) estar casada com um homem que divide o mesmo meio social que o marido dela.
    E a relação de cordialidade e mágoa entre Lizzie e Lady Catherine? Jane e Caroline Bingley? Coisas que só o silêncio falaria.
    E como ficaram aquelas duas outras irmãs depois da debandada, naquela pequena casa enorme?! A pressão interior duplicada agora que outras irmãs foram capazes de casar.
    E dezenas de outras perguntas que tantos outros leitores podem levantar.
    Bjones!

    • Raquel Sallaberry

      Enzo,

      esse é o grande mistério e que gera inúmeras seqüências dos livros de Jane Austen. Acredito que ela, Jane Austen, se tivesse vivido até irdade mais avançada escreveria sobre os casamentos de longa data.

  • Leticia

    Enzo, bela questão que você levanta. Resta saber se Jane teria se debruçado sobre esse aspecto. Aliás, o assunto é pouco explorado, não?

    • Raquel Sallaberry

      Leticia,

      espero ano que vem, com mais calma escrever sobre o assunto. Tenho alguns pontos que gostaria de expor aqui no meu Jane.

  • Luciana Queiroz

    Já deixei o meu recado lá no blog também e parabéns pela entrevista. 🙂

  • Vanessa

    Adorei o assunto que foi levantado sobre com seria a vida conjugal das heroínas de Austen, claro que esse assunto já passou pela minha cabeça e me alfinetou algumas vezes, mas creio que Jane tinha este proposito de estingar seus leitores, fazer mexer com suas mentes, penso que isso é o que nos faz amar suas obras, é o que faz escritoras e escritores de renome publicar sequencias de seus romances, no fundo é o que todos queremos, e é o que faz Jane Austen continuar viva neste mundo moderno e tão diferente!!!!

    Abracos pessoal!!!

    • Raquel Sallaberry

      Vanessa,

      sim, os livros de Jane Austen tem esse apelo e nos faz refletir sobre o futuro da relações pessoais.

  • Vanessa

    Raquel,

    Parabéns pela entrevista, seu blog faz com que leitores e admiradores de Austen aqui do Brasil sejam lembrados!!!

    Abraço!!

  • Deise Ivonete da Cunha

    Parabéns pela entrevista Rachel você realmente merece reconhecimento, amo seu site, acompanho quase diariamente, o caráter e o bom humor realmente me conquistaram, é ótimo ter um site com conteúdo de qualidade com assuntos interessantes e cheio de novidades, nunca acho massante ou repetitivo, parabéns mesmo, você merece!!!! Beijocas.
    Deise Iv. da Cunha

  • Nique

    Ah eu adorei a entrevista Raquel, já disse e repito eu acho muito simpático que você responda a cada um dos seus leitores individualmente, isso é um pouco raro na blogosfera… Parabéns pelo reconhecimento que outros blogs estão dando ao trabalho muito bem feito que você vem realizando aqui no Brasil de difundir a obra da Jane, realmente como você disse na entrevista os leitores buscam mais informações sobre Jane e as adaptações e param aqui, acho muito legal que aqui possamos dar sugestões e comentá-las seus posts de forma tão interativa. Nunca me perguntei como seria o casamento da Lizzie com Darcy, só mesmo como ficaria a relação com o Wickham porque eles são aparentados, mas o casal sobre o qual me pergunto as vezes é Louisa Musgrove e Benwick e ainda sobre Marianne e Col. Brandon, será que com o tempo a diferença de idade, fez diferença???

    • Raquel Sallaberry

      Nique,

      muito obrigada! A interatividade no Jane Austen em Português tem suas restrições, por exemplo os comentários moderados. Mas cheguei a conclusão que o benefício da moderação é maior do que o prejuízo e mantém o blog nos limites da civilidade.

      Não havia pensado em Luisa e Benwick, mas acredito que se adaptariam. Agora, o coronel Brandon e Marianne, tenho minhas dúvidas… Vou fazer um post sobre esse casal. O que você acha?

  • Gabriela

    o melhor das obras de JA, é que todas as personagens são umas diferentes das outras, e a cada livro nos faz penssar de maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo (o amor)