O Jane Austen em Português está no Vicariously Jane Austen, em pequena entrevista minha para Carolyn Crist, autora do blog e que pretende, segundo suas palavras, “conhecer todas a fãs de Jane Austen. Do mundo todo!”.
Views: 63
O Jane Austen em Português está no Vicariously Jane Austen, em pequena entrevista minha para Carolyn Crist, autora do blog e que pretende, segundo suas palavras, “conhecer todas a fãs de Jane Austen. Do mundo todo!”.
Views: 63
Comentários estão encerrado.
Raquel, estava eu pensando aqui como seria interessante, talvez acima de qualquer outro casamento já escrito por Austen, lermos como ficou a vida conjugal de Mr. Darcy e Lizzie. Aliás, como ficou toda a família Bennet depois que as três filhas se casaram.
Tem aquela frase do Santo Agostinho que diz mais ou menos assim: “no amor, faz-se tudo sem custo. Ou ama-se o que custa”. Imagina: a Lizzie só pode amar e ser feliz com um homem que, além de várias qualidades, lhe seja um desafio diário. Mr Darcy é perfeito. Ele vai continuar tendo dificuldades para conversar com qualquer um, vai continuar julgando precipitadamente (mesmo que agora com uma esposa do lado dele pra lhe apontar isso; e ele para partilhar os defeitos dela também, porque são muito parecidos). É da natureza dele, não será um altar que vai mudar de imediato um caráter. (“character”> personagem!)
A gente pode pensar (ou seria maravilhoso se Austen tivesse pensados, escrito uns ensaios ou contos) em como será para Mr Darcy ter de travar um relacionamento íntimo com o universo humilde da Lizzie, receber os pais dela, visitá-los.
E para a Lizzie ver-se isolada naquele mundo de riqueza. Há a sorte da irmã amada (Jane) estar casada com um homem que divide o mesmo meio social que o marido dela.
E a relação de cordialidade e mágoa entre Lizzie e Lady Catherine? Jane e Caroline Bingley? Coisas que só o silêncio falaria.
E como ficaram aquelas duas outras irmãs depois da debandada, naquela pequena casa enorme?! A pressão interior duplicada agora que outras irmãs foram capazes de casar.
E dezenas de outras perguntas que tantos outros leitores podem levantar.
Bjones!
Enzo,
esse é o grande mistério e que gera inúmeras seqüências dos livros de Jane Austen. Acredito que ela, Jane Austen, se tivesse vivido até irdade mais avançada escreveria sobre os casamentos de longa data.
Raquel, já deixei meu “comment” lá no Vicariously.
Bjinhos,
Rebeca
Rebeca,
Carolyn vai gostar da visita. Obrigada e beijocas
tenho que conversar com ela então ! haha
Nicole,
etnão passe lá deixe seu alô!
Enzo, bela questão que você levanta. Resta saber se Jane teria se debruçado sobre esse aspecto. Aliás, o assunto é pouco explorado, não?
Leticia,
espero ano que vem, com mais calma escrever sobre o assunto. Tenho alguns pontos que gostaria de expor aqui no meu Jane.
Raquel, parabéns pela entrevista!
Leticia,
obirgada, querida!
Já deixei o meu recado lá no blog também e parabéns pela entrevista. 🙂
Adorei o assunto que foi levantado sobre com seria a vida conjugal das heroínas de Austen, claro que esse assunto já passou pela minha cabeça e me alfinetou algumas vezes, mas creio que Jane tinha este proposito de estingar seus leitores, fazer mexer com suas mentes, penso que isso é o que nos faz amar suas obras, é o que faz escritoras e escritores de renome publicar sequencias de seus romances, no fundo é o que todos queremos, e é o que faz Jane Austen continuar viva neste mundo moderno e tão diferente!!!!
Abracos pessoal!!!
Vanessa,
sim, os livros de Jane Austen tem esse apelo e nos faz refletir sobre o futuro da relações pessoais.
Raquel,
Parabéns pela entrevista, seu blog faz com que leitores e admiradores de Austen aqui do Brasil sejam lembrados!!!
Abraço!!
Vanessa,
obrigada!
Parabéns pela entrevista Rachel você realmente merece reconhecimento, amo seu site, acompanho quase diariamente, o caráter e o bom humor realmente me conquistaram, é ótimo ter um site com conteúdo de qualidade com assuntos interessantes e cheio de novidades, nunca acho massante ou repetitivo, parabéns mesmo, você merece!!!! Beijocas.
Deise Iv. da Cunha
Deise,
muito obrigada!
Ah eu adorei a entrevista Raquel, já disse e repito eu acho muito simpático que você responda a cada um dos seus leitores individualmente, isso é um pouco raro na blogosfera… Parabéns pelo reconhecimento que outros blogs estão dando ao trabalho muito bem feito que você vem realizando aqui no Brasil de difundir a obra da Jane, realmente como você disse na entrevista os leitores buscam mais informações sobre Jane e as adaptações e param aqui, acho muito legal que aqui possamos dar sugestões e comentá-las seus posts de forma tão interativa. Nunca me perguntei como seria o casamento da Lizzie com Darcy, só mesmo como ficaria a relação com o Wickham porque eles são aparentados, mas o casal sobre o qual me pergunto as vezes é Louisa Musgrove e Benwick e ainda sobre Marianne e Col. Brandon, será que com o tempo a diferença de idade, fez diferença???
Nique,
muito obrigada! A interatividade no Jane Austen em Português tem suas restrições, por exemplo os comentários moderados. Mas cheguei a conclusão que o benefício da moderação é maior do que o prejuízo e mantém o blog nos limites da civilidade.
Não havia pensado em Luisa e Benwick, mas acredito que se adaptariam. Agora, o coronel Brandon e Marianne, tenho minhas dúvidas… Vou fazer um post sobre esse casal. O que você acha?
Acho uma ótima ideia Raquel 🙂
o melhor das obras de JA, é que todas as personagens são umas diferentes das outras, e a cada livro nos faz penssar de maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo (o amor)