web analytics

Com o título “Cause of Jane Austen’s death not universally acknowledged” (Causa da morte de Jane Austen não é universalmente reconhecida) Owen Bowcott escreve sobre a morte de Jane Austen e como não temos certeza até hoje se foi a doença de Addison ou de Hodgins. Ao que tudo indica pode haver outra possibilidade dados os sintomas. Seria um tipo de tuberculose de origem bovina.

Katherine White, escreveu na revista  British Medical Humanities

“In 1964, [the surgeon Sir] Zachary Cope proposed that tubercular Addison’s disease could explain her two-year deterioration into bed-ridden exhaustion, her unusual colouring, bilious attacks, rheumatic pains and the absence of more specific indicators of disease.”

“Em 1964, [o cirurgião Sir] Zachary Cope propôs que a doença tubercular de [conhecida como doença de] Addison poderia explicar sua deterioração por dois anos passados com exaustão, na cama, sua coloração anormal, ataques biliosos, dores reumáticas, na ausência de indicadores mais específicos da doença.”

Examinando em detalhes as cartas de Jane, White concorda com o doutor Cope mas faz uma observação sobre a lucidez de Jane até os últimos momentos, o que descartaria o diagnóstico,

“Most patients with the disease experience mental confusion, generalised pain, weight loss and loss of appetite. None of these symptoms appears in Miss Austen’s letters.”

“A maioria dos pacientes com a doença [de Addison] experimenta confusão mental, dores generalizadas, perda de peso e perda de apetite Nenhum desses sintomas aparecem nas cartas da senhorita Austen.”

Parece fazer sentido. Pelo menos para os olhos de um leigo. A reportagem inteira (em inglês) neste link: Cause of Jane Austen’s death not universally acknowledged” | The Guardian, 01·dez·09

Visits: 196

Artigos recomendados

4 comentários

  1. Acho que dificilmente teremos 100% de certeza acerca da verdadeira doença que vitimou Jane. Mas também concordo com o ponto de vista de Katherine White. Faz bastante sentido.

  2. Olá, Raquel!

    Sempre me surpreendeu o fato de Jane ter morrido com apenas 41 anos, ainda que esta idade fosse considerada “normal” para um falecimento naquela época. E isso porque tanto os pais quanto os irmãos de Jane (com exceção de apenas um, eu creio) morreram em idades avançadas, e justamente a pessoa da família que mais se destacou morreu jovem vitimada por uma doença de que até hoje ninguém sabe com certeza qual foi…
    De qualquer forma, isso é triste, bem como o fato de Jane não ter podido desfrutar, em sua vida, do mesmo final feliz e romântico de suas personagens.

    Beijos!

    1. Karen,
      a família era bem saudável. Mesmo o irmão George que tinha problemas de nascença passou dos sessenta anos. Pobre Jane!

Comentários estão encerrado.