web analytics

Catherine Morland e Mr. Tilney adorariam esta coleção, que tem como título “O Romance”. Trabalho imenso, com 178 colaboradores e coordenado por Franco Moretti* lançado na Itália entre  2001 e 2003. O primeiro volume,  intitulado A Cultura do Romance, já está sendo lançado no Brasil pela editora Cosac Naify com tradução de Denise Bottmann.

E é com a crença de que, análogo ao procedimento de Darwin, o romance possa ser analisado como um processo de seleção natural – em que Flaubert, Proust e Jane Austen teriam o mesmo DNA -, que Moretti preparou os outros quatro volumes da coleção, que vão discutir as formas literárias (volume 2), a história e a geografia do romance (volume 3), os temas e heróis (volume 4) e as lições do gênero (volume 5). | “‘O Romance’ reúne o mais ambicioso estudo sobre o gênero” | Antonio Gonçalves Filho, no Estadão Online, 26/set/2009

Tenho minhas dúvidas sobre DNA literário, mas adoro comparações! E já estou na maior agonia para saber quem escreveu sobre Jane Austen.

Na última matéria tem link para um trecho de um dos ensaios,

É verdade que a literatura acabou por se tornar, cada vez mais, uma atividade feminina: nas livrarias, nas conferências ou nas readings dos escritores e, naturalmente, nos departamentos e nas faculdades em que se estuda literatura, as saias ganham das calças de goleada. | “É possível pensar o mundo moderno sem o romance?” por Vargas Llosa

As flores desta primavera, na Biblioteca Monteiro Lobato ontem à tarde, são para Denise que terá um trabalho e tanto pela frente!

primavera_30set09

* Já escrevi aqui sobre sobre o livro Atlas do romance europeu, de Franco Moretti.

Visits: 68

Artigos recomendados

2 comentários

  1. querida raquel, que surpresa e que coisa mais linda!!!
    tem uns três artigos que discorrem bastante sobre a austen, você vai adorar o livro – e o que mais discorre sobre ela é justamente o do próprio moretti, que tem um artigo só na coletânea!

Comentários estão encerrado.