Uma leitura de Orgulho e preconceito por Bárbara Garcia do blog Biscoito & Bolo. Ela já esteve aqui Jane falando sobre o desafio de ler Mansfield Park.
Jane Austen, pelo menos escrevendo, era mesmo incrível. E não duvido que fosse diferente disso na vida real. Ela conseguiu colocar em seus livros os sentimentos, as imagens e acontecimentos tanto da sociedade do século XVIII como da vida dela. Por tudo o que li e assisti sobre Jane (não foi tanto assim) imagino que ela era muito mais uma Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito, do que uma Fanny Price (como eu me imagino às vezes).
[…]
A primeira vez que li Orgulho e Preconceito, eu esperava um romance de proporções gigantescas, assim como foi entre Marianne e Willoughby em Razão e Sensibilidade (só que sem o final infeliz). Não encontrei isso: eu não entendia o jeito do Darcy, fiquei chocada, REALMENTE chocada com a proposta de casamento que ele fez a Lizzy e só depois que fui gostar mesmo dele. […]
Clique aqui para ler o texto inteiro no Biscoito & Bolo, blog da Bárbara.
Ilustração de Hugh Thomson, da minha coleção Collector’s Library
Views: 92
Mas é verdade, o Darcy no início é despresível. Não sei porque as pessoas gostam tanto dele. Dos homens da Jane meu preferido é o Captain Wentworth. =D
Mell,
você gosta do capitão? Então aguarde próximo post.
Oi, Raquel! 🙂
Tudo jóia?! Nem preciso mencionar que seu blog/site é uma das homenagens mais legais que uma brazilian girl poderia fazer para a nossa querida Jane. 🙂
Particularmente, eu tenho seu espaço como um acervo histórico com tons de subjetividade. (:
Escrevi uma resenha (simplória, claro), sobre Orgulho e Preconceito. Segue aqui o link – http://azuldesetembro.blogspot.com/2009/11/orgulho-preconceito.html .
Quero saber sua opinião. 🙂
Beijos,
Mara Vanessa,
Escrever de forma simples não significa que o texto é simplório! Darei um pulinho no Azul de Setembro.
obrigada, raquel
Que ótima essa resenha da Bárbara! Muito, muito engraçada a de MP, que eu, admito, ando tendo bastante dificuldade de terminar.
Ah, impressionante como a ilustração do Hugh Thomson parece uma “foto” da cena da série da BBC.
Maria Beatriz,
de fato a resenha de MP está muito engraçada. A série da BBC é bastante fiel ao texto assim como as ilustrações de Hugh Thomson.
Li todo o texto no blog “Biscoito & Bolo” e gostei bastante da leitura dela. Concordo com a maioria das suas impressões e algumas opiniões minhas são diferentes devido ao fato de eu já conhecer grande parte da história antes de ler a obra.
Raquel, através do Jane Austen em Português tenho conhecido outros ótimos blogues. E isso é muito bom!
Júnior,
ler sempre, ler mais é muito bom. Obrigada!
Muito legal a resenha do “Biscoito e Bolo”. Amo os livros da Jane Austen e também me arrisco em algumas resenhas sobre eles.
Beijossss
Érika
os livros de Jane são realmente muito bons.
PS: deixei o link de seu blog apenas no seu nome para não pesar a página.
Oi Raquel!
Não tenho vergonha de dizer que gostei do Mr. Darcy desde o inícil.rsrsrs
Mas, ao ler o post da Bárbara e rever a cena do baile de P&P de 95, eu fiquei com uma dúvida: Mr. Darcy tinha a intenção de insultar Lizzy ou ele não percebeu que ela poderia escutar seu comentário? O que me diz?
Lais,
baseada no livro, creio que ele não imaginou que ela estivesse ouvindo. Ele podia estar chateado com aquela reunião mas era antes de tudo um sujeito civilizado e orgulhoso de sua condição de homem educado. Mas é daquelas coisas que acontecem, às vezes, falamos sem pensar e sem olhar para os lados!