web analytics
LIVROS JANE AUSTEN

Traduções de Jane Austen para o português

Este post é uma revisão e atualização do Livros de Jane Austen em português. Comprei os livros que me faltavam, exceto Mansfield Park, e refaço a lista agora com imagens dos meus exemplares e dois lançamentos bilíngües da editora Landmark.

Antes, uma pequena explicação: as traduções para o português do Brasil que eu saiba não estão nenhuma no domínio público. A único texto gratuito que achei, e já mencionei aqui, foi esta picaretagem.

Orgulho e preconceito, tradução de Lúcio Cardoso, exemplar Ediouro/Publifolha, 1998. A capa está um tantinho modificada… eu reencadernei toda essa coleção num ataque de nervos mais ou menos longo. Não é difícil de achar nos sebos.

Como o post será muito longo – coloquei as imagens grandes para melhor identificação – para ler e ver o restante

Razão e sentimento, tradução de Ivo Barroso, exemplares da Nova Fronteira de 1982 e de 2006. A edição comemorativa de 2006 está nas livrarias.

Mansfield Park, tradução de Rachel de Queiroz, exemplar Global Editora de 1983. Este é o exemplar de uma amiga e acredito ser o mais difícil de achar.

Emma, tradução de Therezinha Monteiro Deutsch, exemplar da editora BestSeller de 2006. Está nas livrarias.

A abadia de Northanger, tradução de Lêdo Ivo, exemplar da editora Francisco Alves de 1982. Não achei a editora Francisco Alves, talvez não exista mais ou foi incorporada por outra editora.

Persuasão, tradução de Luiza Lobo, exemplar da Bruguera de 1971, da coleção Clássicos do Mundo Todo. A editora Bruguera Brasil não existe mais. Neste exemplar é mencionado uma tradução de Orgulho e Preconceito de uma coleção chamada Livro Amigo, v. 18.

ATUALIZAÇÃO 06|FEV|2009: Sobre a tradução de Persuasão da editora Landmark leia: A palavra é… A palavra deveria ser…

Facebook Comments Box

13 Comentários

  • Leticia

    Bem, estou gravando esses espécimes raros e acrescentarei à minha lista lobatiana mental quando de minha ida a sebos. Podeixá!
    PS.: Será que antes dos 70/80 ninguém publicou Austen por aqui? Estranho, não?

  • Raquel

    Letícia
    é provável que tenham publicado antes dos 70/80. Parece que há, por exemplo, uma edição de 1944 da Abadia de Northanger, tradução do Ledo Ivo. Mas ele ainda está vivo e não sei como funciona o domínio público para traduções. Sabes alguma coisa?

  • Marcelo

    Também existe uma edição de Emma, tradução de Ivo Barroso, publicada pela Nova Fronteira em 1996.

  • Julianna Steffens

    Bom, eu tenho uma versão do Razão e Sensibilidade da Editora Best Seller de 1997.
    Ando pensando, existem varias editoras que lançam livros classicos de bolso.. deveriamos nos unir de alguma forma e tentar relançar livros como o Masnfield Park e A abadia de Northanger.. quem sabe um abaixo assinado virtual, alguma coisa desse tipo.. mercado para eles é q não iria faltar… Existem muitos fãs, como eu, tentando completar a coleção…

    =O)

  • Raquel

    Juliana,
    seja bem-vinda ao Jane Austen em português!
    Seria muito bom termos toda a obra como as coleções da Penguin!

  • Julianna Steffens

    Após a mensagem que deixei aqui ontem, decidi fazer alguma coisa, mandei email para diversas editoras, algumas que lançam edições de bolso como a LM &Poket e Record e algumas outras que surgiram na minha pesquisa…
    Fiquei muito feliz que uma delas respondeu rapidamente o meu email..
    Olha a resposta:

    Olá, Juliana,

    Agradecemos seu interesse e sugestão.

    Sei que Mansfield Park foi lançado pela José Olympio.

    Quem sabe?

    um abraço cordial,

    Maria Amélia

    A Maria Amélia é do setor editorial da Editora J. Olympio. Agora temos que cruzar os dedos e esperar… a re-edição do Mansfield Park ia ser um sonho, não ia…. pq até agora só li uma versão digital, que foi digitada gentilmente por uma fã em uma comunidade no orkut… Mas não é a mesma coisa né =O)
    Seria bem interessante se outras pessoas fizessem o mesmo, se mandarmos vários emails, talvez eles percebam que realmente existe uma demanda para esses livros …..
    Boa tarde =o****

  • Julianna Steffens

    Recebi mais duas respostas, vou posta-las abaixo :
    originais@companhiadasletras.com.br

    Prezada Julianna,

    Agradecemos pela sugestão.

    Atenciosamente,
    Departamento Editorial.
    ——————————–
    Prezada Julianna:

    Agradecemos suas sugestões. Elas serão encaminhadas ao departamento editorial. Acompanhe nossos lançamentos no site http://www.lpm.com.br

    Cordialmente,
    L&PM Editores
    Rua Comendador Coruja, 326
    Floresta / CEP 90220-180
    Porto Alegre/RS
    Fone: (0xx51) 3225.5777
    ———————————————-

  • Julianna Steffens

    Estou aqui de novo, só para dizer que consegui finalmente comprar a Abadia de Northanger, pela estante virtual, já chegou e graças a deus está em ótimo estado. =O) ( felicidade pura)