web analytics

Eu sabia, vocês leitores do Jane Austen em Português também, pois acompanhamos a L&PM nestes últimos meses sempre nos fornecendo gentilmente notícias das etapas da produção do livro, e mesmo assim  fiquei emocionada quando recebi a prova de imprensa. Reli o post aberto à editora, li as primeiras e últimas páginas, procurei trechos que nos são caros e por fim me convenci: a nova tradução de Orgulho e preconceito era, digo, é real!

Muito obrigada, L&PM e senhor Ivan Pinheiro Machado por ter dado inicio ao projeto Jane Austen!

Hoje, com os exemplares em mãos, aprecio a bela capa de Birgit Amadori, as páginas com diagramação clara e caprichada e leio com satisfação a quarta capa,

“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa”
[…]
O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.

Ivo Barroso, poeta e tradutor, fez uma ótima apresentação abrangendo todos os aspectos da obra de Jane Austen, inclusive os atuais como se lê neste trecho,

Com base em suas narrativas, tem sido feitas inúmeras adaptações cinematográficas, algumas bem recentes até, daí falar-se num revival de Jane Austen – mas a expressão é inadequada, pois a autora de Razão e sentimento (1811), Orgulho e preconceito (1813), Mansfield Park (1814) e Emma (1816) nunca esteve literariamente morta, embora tenha falecido para o mundo há quase dois séculos. Seus leitores – e não só de língua inglesa – têm sido fiéis, constantes e crescentes em todos estes anos que viram a obra literária da “boa tia de Steventon” atingir fabulosas tiragens, comparáveis apenas com as da Bíblia e de Shakespeare.

Já tivemos uma mostra dos primeiros capítulos da excelente tradução de Celina Portocarrero e muito mais haveria para dizer, mas como daqui em diante passarei a citá-la como tenho feito com outras, colocarei apenas um ponto que considero muito importante e que valorizou esta tradução: manter a italização de ênfase conforme o original. As traduções que tenho comigo, quatro edições diferentes (três de Lúcio Cardoso e uma Laura Alves e Aurélio Rebelo) não sei por quais motivos, editorial ou dos tradutores, não mantiveram. Um exemplo:

You want to tell me, and I have no objection to hearing it.”

A senhora quer me dizer, e não tenho objeções quanto a ouvir. (Celina Portocarrero)

Você é quem está querendo me dizer e eu não faço nenhuma objeção a isto. (Lúcio Cardoso)

Você é quem quer me dizer e eu não faço nenhuma objeção.(Laura Alves/Aurélio Rebelo)

Os três exemplares da foto são uma cortesia da editora L&PM para serem sorteados entre os leitores do Jane Austen em Português. Para concorrer basta deixar um comentário neste post até o dia 6 de fevereiro. O resultado do sorteio será anunciado na Gazeta de Meryton do dia 7 de fevereiro. Boa sorte!

COMENTÁRIOS ENCERRADOS

Visits: 423

Artigos recomendados

80 comentários

  1. que lindo, raquel! acho muito importante, já disse e repito, esse teu trabalho de batalhar pela qualidade junto às editoras. se algum dia tivermos a coleção completa da jane austen no brasil, com padrão e qualidade, será por mérito teu.

  2. Nossa, linda capa. É a altura de nossa querida Jane Austen! Tem cores fostes e indica que o livro também é de literatura respeitável (como se nós não soubessemos). Obrigada L&PM.

  3. Estou comentando, mas não quero concorrer, pois ganhei a promoção da L&PM no twitter.
    Meu livro chegou na quarta e já comecei a ler (De novo, menina?!? – perguntou minha mãe). A tradução está deliciosa e é tudo tão bem feitinho que eu tenho até medo de estragar minha edição. Seguro com o maior cuidado e passo as páginas bem devagar.
    A L&PM está de parabéns e eu mal posso esperar pelos outros livros da minha Dear Jane.

  4. A capa desse livro é tão fofinha *-* Me arrependo até hoje de ter comprado O&P da Martin Claret. A tradução é tão esquisita =x

    Muito obrigada L&PM /o/ Espero que muitos outros livros interessantes venham depois desse =D

    Beijos Raquel, seu blog como sempre está divino *-*

  5. Nossa, fiquei até sem palavras…. o.o

    Mas, adorei a capa :3

    Adoro Orgulho e Preconceito e, mesmo sabendo que é o mais conhecido dela, tenho que admitir que foi o gancho pra eu entrar de cabeça no mundo Jane Austen (ou quase).

    beijos.

  6. Oiee

    Nossa nem acredito que está tendo sorteio de um livro que sempre sonhei em ter. OMG

    Ps: Eu quero,muito!

    Beijo Ana =D

  7. Ah, eu não me canso de dizer o quanto essa capa é linda! *-*
    Será que L&PM vai seguir o mesmo esquema pra todos os livros?
    Mal posso esperar pra sair Northanger Abbey!

  8. Através das suas palavras, Raquel, e da imagem dos livros já é possível termos certeza que esta edição da L&PM está super respeitável e primorosa. Isso é realmente ótimo!

  9. Quero muito um deles! Mas então agora é melhor eu deixar meu nome: Nathaska

    Perfeito! Fui procurar na banca que gosto e ainda não tem pra vender. Na Saraiva, também na mesma.

    Fico tão feliz que a tradução seja ótima. Não vejo a hora!

  10. Mas que linda capa! Apesar de ter lido Orgulho & Preconceito por duas vezes ainda não tenho meu próprio exemplar. Quem sabe tenho sorte! Abraços.

  11. A capa do livro é muito linda, digna do conteúdo que vêm dentro dele. Também o procurei na livraria daqui da minha cidade (Siciliano) e não o encontrei. Espero que chegue logo!

  12. Ai que linda a capa! *-*
    Uhm… Será que a L&PM vai lançar todos os livros da Miss Austen? Digo, não só as seis obras completas como “Amor e Amizade”, “Catharine” e as cartas dela para a irmã?
    Mal posso esperar por mais novidades!!!

  13. Nossa, eu sou cliente da LPM há tempos… Minha mãe também, há uma coleção das obras de Pablo Neruda da LPM aqui em casa, que é dela… e daí virei fã da editora também 🙂

    Mas eu, como outros leitores do blogue, queremos mais, muito mais. Pra quando sai “Mansfield Park”?
    Estou ansiosa!

  14. Ah, desculpem-se, fiquei tão empolgada que escrevi o nome da editora de Porto Alegre sem o “&”… Nós, que tanto adoramos livros de qualidade, precisamos reivindicar a publicação de obras de Miss Austen que, ao que tudo indica, nem sequer tiveram edição no Brasil, como “Amor e Amizade”. Já estava querendo ver se importava de Portugal, mesmo achando a capa da editora Planeta horrível com a imagem da atriz Anne Hathaway…

  15. Ahh eu quero,adorei a capa, espero que traduzam outros livros da Jane, especialmente Persuasion porque achar a tradução da Luiza Lobo está muuito difícil.

  16. OI Raquel!
    Já elogiei a iniciativa da L&PM.
    Linda capa e tradução respeitável?! Também quero!!!

  17. “Labor improbus omnia vincit”: esse era o lema do teu conterraneo, barão de Mauá: o trabalho honrado sempre vence.
    Vc, concretizando neste blog todo teu amor por Jane Austen, é prova viva de que o barão estava certo.

    Parabéns e beijos do amigo sempre na torcida.

  18. Eu achei linda essa capa,de muito bom gosto….e quero um exemplar pra mim….

  19. Gente, sou nova por aqui, conheci Jane Austen a pouco
    tempo, vendo Orgulho e Preconceito. Amei,já vi 4 vezes. Fiquei fã da Jane e de tudo que diz respeito a
    ela,conheci esse blog, amei e entro quase todo dia. Quero tanto ganhar esse maravilhoso livro.
    DEUS me ajude.

  20. Liiindo!!! Finalmente uma edição lindamente ilustrada e traduzida.
    Obrigada por nos manter informadas a respeito Raquel.

  21. Oi,Raquel!Muitos leitores esperando por esse livro…e eu tambem,né?Ok,vou participar do sorteio e …vai sair “Mansfield Park” tambem?Alias,por um acaso vão sair todos os livros da Jane Austen pela LPM?!OMG!
    Já estou querendo todos!Quanto ao sorteio,boa sorte pra todos!Um abraço!

  22. UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA LITERATURA INGLESA….Um dos meus livros preiletos com nova tradução e capa impecável?? Só pode ser meu sonho virando realidade.. QUERO MUITOOO GANHAR O SORTEIO.. ♥ BJS

  23. Raquel

    que ótima notícia! Espero ser sorteada mas se não tiver essa sorte vou comprar meu exemplar!
    Abraços!

  24. Bem, todo mundo sabe que eu sou chapíssima de Raquel. Por isso mesmo, nunca participo dos sorteios daqui.

    Vocês estão pensando que abrirei exceção? Não, não… (embora tenha me dado água na boca).

    Só quero parabenizar minha amiga e dizer que é um privilégio fazê-lo desobrigada do péssimo costume nacional de elogiar por elogiar ou pra “dar uma forcinha”.

    Que ótima sensação ter amigos de valor!

  25. Que capa mais linda *-* Parabéns e obrigada L&PM pelo respeito aos fãs *-*!

  26. Oi Raquel,
    Conheci seu blog há pouco tempo, parabéns pelo trabalho, é um prato cheio para os leitores de Jane Austen!
    E esta notícia realmente é ótima, a mostra dos primeiros capítulos é bastante promissora.

    Estou torcendo para ser sorteada, mas por via das dúvidas, já estou procurando nas livrarias!!
    Abraços

  27. Que emocionante, eu amei saber mais detalhes sobre a produção dessa edição, parabéns para a LP&M e obrigada ao Jane Austen em português por trazer para nós tantos detalhes que enriquecem nossa experiência com a leitura do livro !
    Todos os livros que li da Jane ( Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade) emprestei da biblioteca da minha cidade e só estava esperando sair essas edições para ter os meus próprios volumes. Espero que o próximo volume não demore.

    Vou cruzar meus dedos para o sorteio !
    Bjs

  28. Oi,faz um tempo que encontrei teu site,já o acompanho desde então.Costumo só ler os comentarios,mas nunca comentei por aqui,li a noticia sobre o livro de orgulho e preconceito da editora L&PM e sobre seu sorteio,bem gosto de desenhos e achei a ilustração da capa muito bela,vou ficar muito feliz se ganhar o sorteio.

  29. Que invejinha… Não pude comprar o livro! Até criei um twitter para participar do sorteio da L&PM, mas minha sorte não me ajudou… Fiquei um tempo sem comentar aqui, e confesso que fico envergonhada de vir comentar junto em um post sorteio, peço desculpas. Acompanhei os posts anteriores mas estava passando por uma fase de reflexão e me faltava criatividade para comentar! Deixo aqui abraços sinceros.

  30. Oi, Raquel, obrigada por nos atualizar. Que linda capa. Eu quero participar do sorteio.A concorrência é enorme!!!
    A editora L&PM pode continuar com toda a coleção de Jane Austen, o nosso clube compra.

  31. Que bom que mais editoras estão interessadas em publicar Jane Austen! E pelo jeito esta edição está caprichada!

  32. Parabéns pela tua participação no processo, Raquel! Um belo projeto: a capa está linda e falta conferir a tradução…Quem sabe o livro não chega às minhas mãos pelo sorteio? 😉
    Um abraço!

  33. Ficou lindo, agora sim vou ter o meu livro Orgulho e Preconceito, quando ia comprar li seu post que a L&PM ia lançar e resolvi esperar.
    Obrigada!

  34. parabéns à raquel pelo resultado da carta aberta e à lpm pelo trabalho sério que presta à literatura e pelo respeito aos leitores.
    🙂

  35. Aiii, que lindo!!!
    Eu quero, eu quero!
    Parabéns pelo trabalho com o blog Raquel.
    Bjss

  36. É a primeira vez que vejo algo que também sonhei se tornar realidade e isso me deixa muito feliz.

    Agora eu acredito naquela estória de que quando sonhamos juntos é o começo da realidade.

    Mais uma vez parabéns, Raquel!

    Quero frisar, ainda, o respeito e a admiração que tenho pelo senhor Ivan Pinheiro Machado e pela L&PM.

    Ganhar no sorteio seria bacana, mas mesmo assim vou encomendar uns quantos volumes para presentear mulheres importantes da minha vida, principalmente minha namorada, que está sendo iniciada por mim nesse mundo inesgotável chamado Jane Austen.

  37. São iniciativas como esta que fazem brotar a visão de boa vontade por parte de editores, tradutores, leitores, etc; a convergência de um sonho. Muito feliz em ver lançada uma edição tão bela de um clássico da literatura que já pensei em comprar em inglês e ler pacientemente ou em português de Portugal, uma vez que por aqui o projeto nunca foi adiante com tanto cuidado – até agora! 🙂 Que o sorteio venha e me traga essa joia! Um abraço e um beijo e parabéns pela iniciativa.

  38. Estava fazendo falta uma nova tradução de Orgulho e Preconceito. Eu tenho apenas duas traduções: uma de Lúcio Cardoso (que encontrei no Sebinho de Brasília) e outra da Martin Claret, esta traduzida por Jean Melville. Vou adorar adquirir esta nova tradução.
    Ângela

  39. ah! eu quero! 😀
    ia comprar mas o frete ficou mais caro que o livro. vou ver se acho para comprar numa livraria ou banca.

    é muito bom saber que existem editoras comprometidas em levar qualidade para os leitores dessa forma.

    Raquel, parabéns pela iniciativa e pelo blog!

  40. Quando vi a capa, amei. Linda mesmo! E se a tradução é tão boa quanto dizem, melhor ainda…

    Nada que eu disser aqui me fará melhor do que qualquer uma das “concorrentes”, mas sim, gostaria muito de ganhar um exemplar da obra de nossa maravilhosa Jane!

  41. Raquel, muito legal voce fazer essa “campanha” com os editores. no dia que eu conseguir ser uma pequena editora independente, quero publicar todos os livros dela 🙂
    parece bacana essa tradução da Celina, e aleluia por usar You = A senhora. Ninguém se trataria por “Você” nessa época, se falassem português.

  42. Essa capa ficou MUITO linda! O elogio é como leitora e como designer gráfica. E eu também quero esse livro, gostei da idéia do sorteio. Já vou me preparar pro inverno: frio + café + Orgulho e Preconceito novinho em folha!

  43. Poxa, a capa desse livro está maravilhosa!!! Já tenho alguns livros da LP&M, mas esse tá de arrasar mesmo! Queria muito um, a história já é boa, e ler o livro com esse charme todo, aí é o máximo mesmo!

  44. O único livro que li de Jane Austen foi “Emma”, e mesmo assim um em inglês, uma edição condensada para estudantes da língua. Quem sabe desta vez eu possa ler um dos livros dela em bom português, mas sem tirar seu estilo!

  45. Nossa, descobri hoje este site.
    Atualmente tenho me interessado muito por Jane Austen, esta fantástica escritora. Assisti ao filme Orgulho e Preconceito há um tempo atrás e ao saber que foi baseado na história de um livro, comecei a procurá-lo. Encontrei-o e estou terminando de ler.
    Existem excelentes diálogos. Adorei! Mil vezes o livro ao filme, pois conta mais detalhes dos personagens que muitas vezes são perdidos em cena.

    Sucesso ao site!
    Beijos!

  46. Óla Raquel, estou visitando este site pela primeira vez, sabe por quê? Assisti o filme e apaixonei-me por esta linda e admirável escritora, coloquei fotos do filme em slide no computador e papéis de parede. Então comecei uma busca incansável para encontrar este livro, que por sinal esta foi a capa realmente mais charmosa e compatível com todo o facínio de orgulho e preconceito.Gostaria de receber sempre informações novas sobre a Jane. Seu site é lindo e está de parabéns, espero poder ter o privilégio de ganhar um exemplar destes. Beijos.

  47. Ha! Justo hoje que terminei de assistir a Emma 2009, e estava (novamente, como sempre) pensando em qual seria o homem perfeito: Mr.Knightley ou Mr.Darcy. Humm…ainda fico na dúvida, mas…dado o caráter e personalidade de Mr. Knightley…é…acho que ele é perfeito (para mim, ao menos!)

    Oba! Orgulho e Preconceito finalmente pela L&PM! Bom, vou esperar até dia 6 para conferir se terei que comprar! *capa lindaaa* *_*

    P.S.: sempre que chego à essa conclusão fico pensando…acho que Mr.Darcy toleraria melhor o meu caráter de Liz Bennet…hummm…dúvida…

  48. Para quem cxostuma julgar um livro pela capa, admito que esta está maravilhosa! Uma das melhores que já vi!
    Abraços, Raquel.

  49. Bela capa!
    Sou completamente fascinado pelas publicações da L&PM. Tenho vontade de comprar todos! hehe
    Eles são muito caprichosos em seus livros, e em Orgulho e Preconceito ainda conseguiram me surpreender.

    Assisti ontem com minha mãe “O Clube de Leitura de Jane Austen” e ela, que não lê há anos, ficou apaixonada pelos comentários dos personagens a respeito dos livros da Jane Austen e já não vê a hora de ler algum deles (e futuramente todos!), principalmente Orgulho e Preconceito & Persuasão.

    Parabéns pelo trabalho no site!
    Leitura agradável e layout muito belo!

  50. Clarilda do nascimento
    February 3,2010
    Acabei de ver o filme Orgulho e Preconceito,se eu não me engano pela tercira vez, e sempre fico na dúvida, de quem é o orgulhoso e qem é o preconceituoso, a srt.Bennet ou mr.Darcy.
    Gostei muito de Razão e Sensibilidade também, naquela época era muito comum a posição social interferir no amor será que era pela razão ou pelo preconceito?

  51. Que lindo! É meu livro preferido da Jane Austen. Gosto dos filmes também… =)

  52. Linda capa! Estou procurando os livros aqui em Portugal e os filmes. Já tenho 4 livros mas quero ver outras traduções pra fazer comparações. Orgulho e Preconceito é o meu preferido!!! =D

  53. Amo ardorosamente esse livro.
    Essa capa está linda e espero que a L&MP publique todas as obras da jane.
    Abraços..

  54. Nossa,está marvilhoso!
    Comecei ler o livro no “explore o conteudo” e so deu gostinho de quero mais.
    Apaixonei pelo filme ,que nao dava nada por ele, e agora sou louca para ler o livro,que deve ser bem melhor, ainda mais quando é feito com muita deticação.
    Continue assim ,pois só pelo o inicio que li ,deu pra perceber que o trabalho esta otimo e que me deu mais vontande de ler.
    Parabens!

  55. eu queroo! muito perfeito, o livro mais lindo que eu já li na minha vida, essa capa é MARAVILHOSA. Não sei o que eu faria sem Jane Austen =)

  56. Acabei de ler “Persuasão” e adorei. Esse será meu próximo. A capa está linda.

  57. Ahhh! Eu tb quero concorrer *-*
    Sou totalmente JAne Austen no ♥!
    Estou torcendoo pra ganhar um ^^
    Adoreii o Blogg.. Bjss!

  58. Não há palavras para descrever este trabalho tão precioso, delicado e absolutamente apaixonante dos nobres tradutores, que se esforçam ao máximo para dar aos futuros leitores toda a emoção contida na obra. Um primor. Parabéns L&PM pelo belo trabalho.

  59. Bem… eu sou apreciadora dos filmes de Jane e livros…ando pesquisando pra compra-los, até baixei Persuasão, mas não é como ler um livro e ter Orgulho e Preconceito é uma dadiva dos deuses!!!
    Quero ganhar!!!

  60. Antes tarde do que nunca, mas em tempo, espero 😉
    Minhas vênias à autora!

Comentários estão encerrado.