web analytics
LIVROS,  NOVELAS INACABADAS,  Os Watsons,  Sanditon

Presente de aniversário para Jane Austen | Sorteio

Quando escrevi as apresentações de Os Watsons e Sanditon, as novelas inacabadas de Jane Austen, que foram traduzidas por Ivo Barroso e lançadas este ano, tentei imaginar qual seria a reação de Jane ao ver suas duas obras incompletas publicadas. Principalmente Os Wastsons que ela deliberadamente não acabou.

Não cheguei a uma conclusão sobre como ela poderia se comportar, se possível fosse tal fato ocorrer. E por esse motivo resolvi que para comemorar a data de seu nascimento, ou aniversário, que será em 16 de dezembro, sortear entre vocês um exemplar das Novelas Incabadas, que a editora Nova Fronteira  graciosamente ofertou.

Como sempre ocorre é preciso responder uma pergunta – que não tem resposta certa ou errada – mas é imprescindível que seja respondida para participar do sorteio.

Vamos supor que eu conseguisse dar de presente para Jane Austen um exemplar das Novelas inacabadas. Qual vocês imaginam que seria a reação dela: gostaria ou não?

NORMAS DO SORTEIO

♦ Sorteio de 10 a 16 de dezembro. Resultado: 17 de dezembro.
♦ É permitido apenas um (1) comentário por participante
♦ Se um grupo usar o mesmo computador para comentar, o que levará a IPs iguais, avise no próprio comentário para não ser desclassificado
♦ Use seu mail verdadeiro e apenas no formulário. Não coloque email no corpo do comentário
♦ Lembrem-se: todos os comentários são moderados e podem levar um tempo para serem publicados
♦ Qualquer um pode comentar mas somente quem tiver um endereço no Brasil concorrerá ao presente

Novelas inacabadas: Os Watsons e Sanditon

92 Comentários

  • nadja soares

    Creio que Jane gostaria sim, porém daria um sorriso e seria um pouquinho irônica.
    tipo: Ah! vc não tiveram paciência para esperar eu terminar? A juventude de hoje é tão ansiosa…rs

    mas claro, só acho…

  • Leonídia

    Não iria falar nada, pois sairia correndo para ler e saber qual foi a continuação dada por quem terminou de escrevê-las. Afinal, ficaria muito confusa sem saber se era bom ou ruim alguém tê-las concluído, se quem as concluiu fez juz ao que ela havia pensado e planejado sobre elas, se estava totalmente diferente do que ela teria feito, se estava bom ou ruim…. ufa, ela realmente ficaria SUPER confusa!

  • Caroline

    Eu acho que ela não iria ficar muito feliz não. Imagino que Jane Austen era perfeccionista e portanto não iria gostar que uma obra inacabada fosse parar nas mãos de seus leitores. Nós é que somos desesperadas por qualquer coisa que tenha sido escrita por ela (cartas, bilhetes e anotações) que queremos ler até um livro que não tem fim, mas ela não iria gostar.

  • Bruna:)

    Ela iria gostar da intenção, do gesto, mas acho que com certeza ela ia querer terminá-los. Pelo pouco que sei sobre Jane, imagino que ela gostaria de dar um final adequado às histórias, sem deixar a vida de suas personagens tão amadas interminadas, sem um final feliz.
    ;*

  • Valéria Sousa

    Acho que ela não iria gostar, mas se soubesse de toda a trajetória de seu nome de suas obras, talvez aceitasse as publicações mesmo sem gostar…

  • Aline Matte

    Eu imagino que ela não iria gostar, afinal, é um trabalho não concluído. Entretanto, iria entender…

  • Deborah Gervane aka Hyu-on Akaishizuki

    Ela provavelmente ficaria surpresa uma vez que os livros como eram publicados na época dela não possuíam um acabamento e uma arte como as de hoje e por ser reconhecida, lida e assistida por pessoas ao redor do planeta além de homenageada de uma forma tão linda e surpreendente.

  • Janine

    Acho que ela iria ficar muito surpresa, e passada essa surpresa ficaria muito feliz por ver seu trabalho, que ela valorizava tanto, tão reconhecido.

    Quero muito ganhar esse livro.

  • Tainã Milena Aristóvolo Andrade

    Acredito qeu Jane ficaria totalmente absorta em seus pensamentos a fim de analisar a obra recebida, penso que ela ficaria lisongeada e ao mesmo tempo se sentindo absurdamente feliz pelo fatos de muitos lerem suas obras e aprecia-las com o devido louvor…. absolutamente, Jane se sentiria lisonjeada por receber tal presente., Embora ceio eu que ela, se tivesse tempo adoraria termina-los com todo o apreço e afinco.

  • Livia

    Eu imagino que ela receberia o presente e agradeceria da forma mais gentil possível, fazendo elogios ao cuidado na parte gráfica (que, aliás, é linda mesmo!). Então pediria pra se retirar e imediatamente começaria a escrever o resto das histórias, uma vez ou outra abrindo o livro ou seus próprios rascunhos para relembrar detalhes que possam ajudar no desenrolar da história, passando um tempo sozinha até terminar. E “se pá” era bem capaz dela te chamar pra um chá, já que você deu o presente, e aproveitando a oportunidade pra te entregar os escritos finais, pedindo por uma republicação agora sem nenhuma peça faltando e com uma nota de desculpas da autora pela demora na finalização… sabe, por razões pessoais de natureza biológica.

  • Daniele

    Eu acho que ela iria se surpreender em saber do sucesso dela até os dias de hoje e caso não gostasse de terminarem as obras isto seria um mero detalhe rs

  • Eveline Silva

    Acredito que ela ficaria feliz com a atenção recebida e pelo interesse em suas obras, mas acho que ela gostaria sim ter tido a oportunidade de finalizar as obras de maneira adequada, pois acredito que Jane Austen era muito cuidadosa. Sempre Imagino a Jane muito parecida com a Elizabeth Bennet, ela até poderia não ficar muito feliz em ver suas obras publicadas antes de serem finalizadas, mas dadas as circunstâncias, acredito que ela jamais seria indelicada.

  • Juliana Bruno

    Acho que ela não gostaria, justamente por não estarem acabadas. Mas seria educada e entenderia a ansiedade de seus fãs.

  • Na

    fiquei em dúvida, mas acho que… ela gostaria sim. E ficaria um pouco desconcertada, afinal eles não foram devidamente acabados. Sei não…

  • Débora Carolina

    Eu já acho que ela não gostaria, logo ela que parecia ser perfeccionista, deixar publicarem uma obra inacabada. Mas ela entenderia.

  • Raiane Andrade Menino

    Ela não gostaria, pois como suas obras são tão surpreendentes e cheias de trechos inesperados, não há como outras pessoas terem a mesma forma de escrever dela, a história que ela começou a escrever não teria o enredo que ela desejaria, com todos os desencontros e desentendimentos, os quais ela soube trabalhar tão bem, e os quais se resolviam de um jeito tão perfeito que ao lermos nos admiramos com sua imaginação. Acho que ela gostaria de terminá-las ela mesma, pois assim iria se satisfazer por completo.

  • Danielle F.

    Acredito que ela gostaria, zombaria um pouco da nossa ansiedade e generosa como é, se dedicaria à uma continuação das histórias, para finalmente as termos completas.

  • Deborah Mello

    Não sei nem o que dizer….Estou doida para ler esse livro….Jane Austen é minha autora favorita!!Obrigada por mais essa promoção

  • Patrícia Delvecchi

    Eu acredito que ela gostaria e falaria:

    “Nossa! As pessoas devem realmente gostar do que escrevi, porque até mesmo minhas novelas inacabadas elas tem interesse em ler”

  • Naga

    Eu acredito que ela adoraria! Afinal, é uma obra dela, e a ver editada com uma excelente tradução e apresentação só a deixaria mais feliz.

  • Elisama Rodrigues

    Acho que o trabalho foi bem feito, então ela ia se sentir orgulhosa. Iria gostar sim.

  • Erika

    Ela iria gostar e se sentir lisonjeada por terem terminado de uma maneira tão surpreendente um trabalho que ela não teve tempo de concluir.

  • Ester de Mesquita

    Talvez ela se sentisse invadida. É como se tivessem lido seu diário em voz alta para toda a paróquia saber, sem sua devida autorização.
    Mas, quer saber, Jane querida, perdoe-me, porque eu realmente quero ler essas suas obras inacabadas.

  • Haydée

    Não sei não, se ela não terminou os Watsons, algum motivo ela deve ter tido. Quanto ao Sanditon, ela mesma gostaria de terminá-lo, sendo assim, publicá-lo inacabado seria expor um trabalho em fase de criação, ainda com falhas, não acham? Talvez ela não se aborrecesse, mas não acho que ela fosse gostar muito dessa peraltice, eheh.

  • Márcia ferreira

    Ela iria super gostar ,embora ela optasse para o anonimato, imagina só a surpresa de saber que se tornou tão querida a ponto de suas obras inacabadas serem traduzidas e publicadas.Mas é claro que ela iria fazer varias revisões e talvez retirar coisas que não estivesse apropriado e adequado rererr……

  • Clarissa

    Acredito que Jane ficaria muito feliz em saber que é tão querida nos dias de hoje, e que essa admiração faz com que seus fãs “morram” de vontade de ler suas novelas inacabadas. Entretanto, creio que Jane ficaria um pouco apreensiva, pois não teve tempo de termina-las, logo não sabemos se estavam no seu gosto. Todavia, nós sabemos que são ótimas e espetaculares assim como os seus outros seis romances.

  • Marcia Caetano

    Raquel, essa é uma das poucas vantagens da morte. Se pessoas como Jane Austen, Marcel Proust, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Gustav Flaubert estivessem por aí até hoje, não poderíamos ter lido nada do que eles escreveram sem pretender publicar, seja em forma livros inacabados, cartas, rascunhos, bilhetes e até diários. Ela jamais permitiria, tenho certeza. Mas, se existir vida após a morte e ela estiver lá, de outro plano, observando a nós pobres mortais, adoradores da sua voz e da sua imaginação, e estiver acompanhando tudo o que tem ocorrido no mundo e no mercado editorial desde que ela passou para lá (e, principalmente, se ela tem assistido às adaptações da BBC da sua obra), ela certamente ficaria encantada (ps: se ganhar, vou dar para minha mãe, você sabe que eu tenho a minha, he,he).

  • Marcela M.

    Acredito que Jane ficaria surpresa, mas preferiria que as novelas fossem concluídas antes da publicação.

  • Bruna C. R. Dias

    Acho que primeiro ela iria ler, depois se não gostasse ia fazer seu próprio final, mas se gostasse…vocês iam ser super amigas!

  • Carla Moaris

    Acho que ela não iria gostar, por mais bem intencionado que fosse esse gesto. Cada escritor tem o seu jeito peculiar de ver e sentir as coisas; pode até aceitar opiniões, mas alguém que conclua a sua obra, acredito que jamais!

  • Adriana M.

    Acho que Jane não gostaria, por ser muito perfeccionista com certeza teria suas ressalvas.

  • Priscilla

    Acho que no primeiro momento ela acharia estranho, pois gostaria de entender o por que as pessoas iriam se interessar em suas histórias inacabadas.

  • Fernanda

    Acredito que ela ficaria surpresa, teceria muitas considerações mas em suma, gostaria.

  • valéria

    Como toda inglesa ela íria agradecer educadamente, oferecer uma xícara de Chá preto Twinings Of London com bolo de Banburry, mas creio que ela gostaria mesmo de ver seus livros com principio, meio e fim, ficaria agradecida, mas iria logo dar um jeito de escrever o final, afinal a Sra. Austen prima pela perfeição, pediria tbm discrição para que outros não tivessem acesso antes que concluísse suas novelas, para que não as publicassem assim.

  • Eduardo Duarte

    Imagino que ela ficaria um pouco apreensiva a respeito das novelas terem sido finalizadas por outra pessoa.

  • Pabla da silva paula

    Acho que ela viraria a cara (muito elegantemente) e diria: Mais um?hehe

  • Aline

    Penso que se você tentasse dar as Novelas Inacabadas para Jane Austen ela inicialmente recusaria por uma mistura de orgulho e preconceito pois alguém tomou à frente e publicou suas obras ainda que inacabadas. Todavia, se você lhe pedisse educadamente que aceitasse, Jane Austen poderia, movida por seu senso e sensibilidade considerar sua persuasão. Contrariando o exemplo da mimada Emma, Austen não exitaria em aceitar de suas mãos o exemplar, com um sorriso irônico que revelara o misto de sentimentos que mal podia expressar. Todavia, ela não trocaria muitas palavras antes de lê-lo e considerar se ficou impecável para enfim te dar um retorno sincero.

  • Danielle

    Certamente Jane ficaria lisonjeada pelo interesse das pessoas pelas suas obras, mesmo pelas inacabadas, mas acho que, se acaso fosse possível, ela não gostaria de ver seus escritos publicados antes de passarem por seu crivo perfeccionista.

  • Bianca de Oliveira da Silva

    Acredito que Jane Austen ficaria lisonjeada e surpresa,por suas obras inacabadas terem sido publicadas.Acho que ela ficaria orgulhosa,por todos esse anos e ainda sim a suas obras serem lembradas.

  • Paula Aryana

    Sim, creio que Miss Austen iria gostar do livro porque tudo indica que foi feito com muito esmero.

  • naiara nunes

    creio que a principio jane poderia ficar triste por ver alguns dos seus projetos inacabados , mas ogo apos , creio que ela ficaria lisonjeada por ver o trabalho dela ser aclamado por tanto tempo e alem do mais terem sido traduzidos e lidos em países bem distantes da Inglaterra.

  • Ursula Costa

    Creio que ela não iria gostar de ver uma obra sua inacabada publicada, acredito que ela iria se sentir derespeitada

  • Amanda Félix

    Talvez ela não se agradasse muito no início, mas, vendo o genuíno interesse de seus fãs em apreciar até mesmo uma obra que ela deixou inacabado por “vontade própria”, ela mudaria de ideia. Pelo menos no íntimo, acredito que ela pensaria: “existem pessoas que apreciam até mesmo as obras que não me aprazem tanto, talvez elas não sejam tão ruins assim como eu penso”. Afinal, não existe Austen ruim!

  • Patricia Melo

    Eu acho que ela ia “gostar-não gostando”, ou seja, ia desdenhar e debochar, mas no fundo ficaria feliz, tanto pela qualidade da edição quanto pelo interesse das pessoas por suas obras, mesmo as inacabadas.

  • Felicia

    Ela diria, veja papai publicaram meu livro!
    E ele responderia: Oh, Jane! Eu lhe disse para não desistir!

  • Laura

    Acredito sim que ela gostaria, mas ficaria surpresa com a publicação de uma obra inacabada!

  • EVANA ANDRIELLI DE SOUZA

    Bem é difícil dar uma resposta certa sobre Jane, ela é uma mulher cheia de surpresas, mas que mulher não gosta de receber presentes ainda mais se forem dados com carinho? Creio que ela saberá reconhecer isso

  • Adenirce Veras

    Acredito que ficaria surpresa, te convidaria para um chá , vocês ficariam a conversar por horas sobre esses escritos e o que ela teria pensado na época em que escreveu.
    Algumas mudanças seriam feitas e vocês duas se tornariam grandes amigas!
    E também acredito que ela escreveria para sua irmã Cassandra, para relatar a novidade, uma obra inacabada publicada.

  • Alana

    Acho que ela adoraria, afinal é um reconhecimento às suas obras, ainda que inacabadas.

  • Polyanna de Lucena Gomes

    Ela iria adorar, até porque tentaria terminar as obras e deixá-las ainda mais fascinantes. = )

  • Iolene Beltrão

    Jane Austen uma mulher muito educada e amante dos livros iria adooorar o presente!

  • Camila Loricchio

    Não sei se ela apreciaria muito não… Pelo menos no meu caso, quando se deixa de lado uma história de forma deliberada é porque não se queria escrever um final, ou a inspiração foi embora. Talvez ao ver suas obras inacabadas publicadas desse aquela vontade louca de reescrever tudo para ficar satisfeita com o resultado, talvez batesse um desespero por ver histórias inacabadas sendo lidas por aí… rsrs

    Abs 🙂

  • Liz Dias

    Eu acredito que ela ficaria surpresa ao recebê-lo, seria educada e gentil, porém imagino uma Jane perfeccionista, portanto creio que ela não iria gostar de ver suas novelas publicadas sem que ela as houvesse terminado e revisado. Não seria de todo do seu agrado, eu suponho.

  • Deisy Rodrigues

    Ela não gostaria pois acredito que perferia ter ele terminado pra ser lançado!

  • Sandra Cabral

    com certeza ela ficaria muito feliz, daquele jeito todo peculiar que imaginamos que ela tinha e muito agradecida !!!
    afinal ela bem conhecia as dificuldades de
    publicar um livro.

  • Maura Correia de Souza

    Acredito que ficaria muito surpresa pela publicação numa obra inacabada, algo impensável na sua época. Embora perfeccionista, ira gostar da ousadia.

  • Jaiana

    Provavelmente diria que faltou ser revisado, portanto, não desejaria que ninguém mais além dela tivesse acesso até ser finalizada.

  • Lígia Souza

    Longe de mim reclamar pelo fato de essas novelas terem sido publicadas, mas acho que Jane Austen não iria gostar de forma alguma. Duvido muito que ela iria querer que esse trabalho sem finalização fosse visto por seus leitores. Mas para os leitores é ótimo ter acesso a ele! 🙂

  • Vanessa Bittencourt

    Eu acho que ela não gostaria, mas quem sabe toparia sentar para tomar um chá e discutir o assunto.

  • Vivian Mariene de Paula Castro

    Ela pegaria a obra agradeceria e começaria a ler pra ver como ficou o final e se concordaria com o que foi proposto , e talvez refaria o final que ela tinha imaginado e não teve tempo de terminar.

  • simone

    Acho que ela ficaria surpresa por terem demorado tanto para publicar sua obra……..

  • Marciana

    Não sei, acho que ela não iria gostar muito, por ser uma obra incabada… Mas talvez ficasse contente por ver que mesmo assim suas obras são apreciadas.

  • Bianca Rodrigues

    Creio que ficaria feliz pelo reconhecimento mas não muito contente por serem obras inacabadas, a maior parte dos artista usa muito tempo da vida por obras para que elas fiquem prontas e depois expostas ao publico, divulgar uma obra sem estar pronta é não deixar a imaginação do artista colocar seu final ideal e sim deixar ao publico que criem um próprio final, que pode não ser do gosto do autor.

  • Bia

    Acredito que ela adoraria saber que mesmo os livros inacabados sao muito valorizados.

  • Nique

    Acho que ela não gostaria de ver os livros inacabados publicados porque não foram editados, estão incompletos…

  • Rosana Lourenção

    Com certeza ela ficaria tocada com a homenagem e especial deferência à sua obra.

  • Daniella

    Acho que ela não gostaria mas depois pode ser que acabasse se acostumando à ideia! 🙂

  • Natalie Nunes

    Tenho a impressão de que ela gostaria e admiraria a sua coragem em dar-lhe tal presente!

  • Carla Santos

    Imagino que Jane não gostaria de ver impressas histórias que ela decidiu não terminar. Afinal, Miss Austen era perfeccionista e de temperamento forte, e tenho a impressão de que gostava das coisas ao seu modo!

  • Sheila Sbruzzi Coelho Oliveira

    Imagino Jane Austen , perfeccionista . Creio que ela iria apreciar em saber que mesmo algo inacabado é tão valorizado !

  • Adelita Olbrisch

    Talvez ela ficasse surpresa ao perceber que sua literatura cruzou o oceano; que suas obras, agora, estão em terras distantes e fazem, em sua maioria, a alegria de muitos homens e mulheres que se debruçam em lê-las.

  • Aline Tavares

    Eu acho que a Jane gostaria, apesar de ficar surpresa por terem publicado uma obra inacabada. Considero que ela preferiria que elas fossem publicadas depois de finalizadas.

  • Fabiana de Souza Azevedo

    Penso que ela não ficaria muito feliz. Imagino que Jane tenha sido uma escritora bastante perfeccionista, que usava a palavra exata para cada situação retratada em suas obras. Mas, nós fãs, amamos que essas obras sejam publicadas.

  • Mérolen

    Sincerametne acredtito que ela não ficaria muito satisfeita. Afinal os autores geralmente não consideram obras inacabadas como acessíveis, por inúmeras razões. Não acho que com nossa estrela seria diferente.

    (Mérolen, coloquei seu nome do lugar onde estava seu mail para não expô-la. Não se preocupe continuará concorrendo. Raquel Sallaberry Brião)

  • João Sampaio

    Não só odiaria, como também recusaria o presente. Onde já se viu dar um presente pela metade! <3 (E eu aqui super cobiçando!! *___*)

  • Jaqueline

    Ela adoraria saber que ainda é valorizada e amada em pleno século XXI. Suas estórias inesquecíveis ainda fazer sonhar e suspirar milhões de fãs em todo o mundo! Encararia o fato de se publicar Obras Inacabadas, mesmo não estando finalizadas como gostaria, como um ato de amor de seus fãs, leitores e editores, a valorização de suas obras e do sacrifício de toda uma vida.

  • Andréa De Carli

    Com certeza, admiradora de livros e literatura, avante para o tempo dela, com certeza ficaria encantada com um exemplar de tamanha beleza de presente. Acredito que o fato de nãoe starem totalmente prontos os textos, não impediriam-na de dar sua opinião , é claro, mas aceitaria com muito gosto.

  • dnisin

    Eu acho que ela não gostaria porque não teria terminado. Acredito que a Jane era daquelas pessoas que gostam de começar e terminar as obras.

  • Gaby Soncini

    Jane iria se surpreender é claro, acredito que ficaria um pouco confusa, e usaria sua tão certa ironia, mas no fundo iria gostar.

  • Raquel Sallaberry Brião

    Comentários válidos para o sorteio, encerrados. Muito obrigada por participarem. O resultado do sorteio será publicado mais tarde, mas hoje ainda.
    Raquel

  • Ana Beatriz Leite Fagundes

    Ela iria respirar fundo, pegar uma caneta e um papel e escreveria, iria expor seus pensamentos em uma carta, diria tudo o que pensa e o quanto gostaria que só fossem publicados quando finalmente estivessem prontos… Porém devido as regras de boas maneiras à qual uma mulher deve basear seu comportamento… Ela agradeceria com um leve sorriso e faria uma reverência!