web analytics

A peça Orgulho e preconceito, encenada pelo grupo Fora de Foco, encerrou sua temporada no final da semana passado e por tudo que tenho lido suscitou uma vontade imensa de mais apresentações. Eu mesma assisti a peça e posso afirmar, tanto pela casa lotada como pelos aplausos, que há público ávido pelos clássicos no teatro. E Jane Austen é um dos clássicos mais amados, como nós Janeites muito bem sabemos, e vocês poderão perceber também esse entusiasmo em quem trabalha com a autora nesta entrevista que fiz com Guilherme Magalhães, ator e assessor de imprensa do Grupo, nosso primeiro(?) Mr. Darcy no Brasil.

Não posso afirmar que Jane Austen nunca foi encenada no teatro brasileiro pois não tenho certeza. De qualquer forma acho encantador o fato ser apresentada atualmente pelo teatro amador. Amador na acepção exata da palavra, feito por pessoas que amam o que fazem.

Elenco da peça Orgulho e preconceito do Grupo Fora de Foco
Créditos completos do elenco da peça | Foto: Yuri Pallaro

~ ~·~~

Jane Austen em Português: O teatro ainda está longe da maioria do público brasileiro. Conte para nós um pouco da história do Fora de Foco.

Grupo Fora de Foco: O grupo Fora de Foco foi formado em outubro de 2003 por integrantes de diversos grupos que participavam do Cultura Inglesa Drama Festival. Nosso objetivo é montar peças em português, escritas por autores britânicos, sempre com foco em grande trabalho de pesquisa, com o objetivo de explorar cada vez melhor o trabalho do ator. Durante o trabalho, temos como um de nossos objetivos estudar a época e o momento em que se passa a peça escolhida. Estudamos a vida e obra do autor e usamos também nossas experiências pessoais para enriquecer nossos estudos, ampliar nossas percepções e possibilitar assim um maior entendimento e envolvimento das platéias que nos assistem.

JAP: No repertório de vocês consta Oscar Wilde, Shakespeare e Jane Austen para alegria das Janeites brasileiras. A literatura inglesa é uma opção ou tendência natural do grupo?

GFF: Como dito na questão anterior, o grupo nasceu com esse objetivo de encenar peças em português, de autores ingleses. Assim, podemos até dizer que isso é sim uma opção claramente definida desde o inicio.

JAP: Como se deu a escolha de Orgulho e Preconceito? Como vocês chegaram a esse roteiro?

GFF: Esse texto é um clássico na vida de muitas pessoas e tanto o diretor (Rafael Leandro) como o adaptador (Rodrigo Haddad) tinham um desejo de levar essa história para os palcos. Assim, em 2010, o grupo Fora de Foco se reuniu novamente para encenar sua primeira montagem de uma autora clássica inglesa. Para chegar ao roteiro final, usamos algumas fontes para adaptação do texto: o livro original, o filme de 2005 e a minissérie da BBC de 1995.

JAP: Vocês tem disponibilidade para montar Orgulho e Preconceito em outras cidade ou estados?

GFF: Temos muita vontade sim de levar o espetáculo a outras cidades. O esforço e dedicação de todo o grupo para atingir esse resultado final foram muito grandes e assim, nada mais justo do que compartilharmos isso com outras platéias. Caso algum leitor do blog queira nos enviar alguma proposta, pode fazê-lo pelo email guifmaga@gmail.com

JAP: Jane Austen está em evidência neste ano do bicentenário de publicação de Sense and Sensibility (Razão e sentimento ou Razão e Sensibilidade). Há possibilidade de o grupo montar mais uma peça baseada na obra de Jane Austen?

GFF: Buscamos sempre alternar nossas montagens, usando peças de diferentes autores. Assim, dificilmente montaremos outro texto de Jane Austen nesse momento. De qualquer forma, não podemos descartar essa possibilidade, já que trata-se de outro belo texto da literatura britânica

JAP: Vocês já têm algum novo projeto em vista?

GFF: Ainda estamos completamente apaixonados e imergidos no processo do Orgulho e Preconceito. Vamos ainda buscar opções para levar o espetáculo a outros teatros e por isso nosso foco ainda permanece nessa peça por enquanto. Mas fique tranquila que assim que tivermos novidades, o blog janeausten.com.br  será um dos primeiros a saber!

Guilherme e todo Grupo, muito obrigada pela entrevista! Raquel

Visits: 136

Artigos recomendados

8 comentários

  1. Luiz Henrique,

    levar todo um elenco, para mencionar apenas um das tantas necessidades de montagem de uma peça, para outra cidade não é algo simples, nem no teatro profissional.

    Mas nós, admiradores de Jane Austen, podemos sonhar como você disse.
    Sonhar com um patrocínio!

  2. É. Infelizmently, não depende tanto dos planos deles, mas de iniciativas locais, um problemão nesse Brasil de meu Deus!

  3. Não consegui assistir mas fiquei morrendo de vontade. Por favor nos avise se eles conseguirem montar a peça em outros teatros da cidade.

    1. Gisele,

      conforme Guilherme prometeu, se houver outras apresentações, ele avisará para o blog e eu publicarei.

  4. Olá Raquel,
    Tive o prazer de conferir a peça pessoalmente no fim de semana passado. E quero aproveitar para agradecer sua indicação, pois foi graças ao seu blog que fiquei sabendo desse evento. Parabéns pelo trabalho e obrigada por enriquecer os leitores do blog com conteúdos e novidades que interessam os fãs de Jane Austen!

    Um beijo!

    1. Karla,

      é um prazer saber que consigo informar quando há algo realmente bom sobre Jane Austen aqui no Brasil.

Comentários estão encerrado.