web analytics

Já escrevi aqui e torno a repetir, uma das minhas personagens favoritas de Jane Austen é Sophia Croft de Persuasão. Ela é irmã do capitão Wentworth e casada com o almirante Croft.

Sofhia Croft é uma mulher despachada e amorosa. Ela acompanha o marido em suas viagens e enfrenta com objetividade as adversidades da vida no mar.

Em uma reunião na casa dos Musgroves, no capítulo 8, ela afirma que sempre teve uma ótima saúde e que a única vez que esteve doente, de corpo e alma, foi quando ficou em terra durante uma viagem que o Almirante fez pelos Mares do Norte, nesse período ela vivia sempre com medo e sentia todos os tipos de doenças imaginárias e conclui,

[…] mas desde que pudéssemos estar juntos, nada me afligia e nunca me deparei com menor inconveniência.

Bela declaração de amor, depois de tantos anos de casados, vocês não acham?

Mrs. Croft

Fiona Shaw, como Sophia Croft em Persuasão, 1995

Views: 202

Artigos recomendados

7 comentários

  1. Raquel, talvez ela seja seu alter ego?
    Também admiro muito mulheres que amam profunda e intensamente!
    Bjs

  2. Na minha opinião, era mais que um enorme amor. Ela era generosa, parceira, companheira, bem humorada, afetuosa e humana. Certamente uma excelente cunhada para a Anne!!

  3. Ótimo post para o Dia dos Namorados, Raquel! Essa personagem é mesmo uma pessoa boa e amorosa. Dupla sorte da Anna: marido e cunhada notas 10!

  4. O livro como um todo mostra essa parte, do amor que se mantem, que não morre ou se esfria com o tempo.
    Também gosto muito da irmã do Capitão e ela se mostra como um exemplo para ele da importância de se casar realmente com quem se ama e não apenas para ter o status de casado.
    Gosto muito de Persuasão, os pensamentos e as ideias mostram a perspectiva mais madura de Jane sobre relacionamentos, mesmo que nos seus outros livros ela sempre mostre que a razão e a calma são as melhores conselheiras.

Deixe uma resposta