Mr. Tilney, um sedutor? Esta pergunta me foi feita por Zoe de Camaris. Ela se surpreendeu ao ler a sinopse da novela Orgulho e paixão que descreve o personagem Rômulo Tibúrcio, o equivalente de Mr. Tilney da Abadia de Northanger, como “um famoso playboy do Vale do Café, o filho do Almirante Tibúrcio, conhecido por suas conquistas. Surpreendentemente doce, tem o porte atlético e atraente. É um choque geral quando ele cai de amores por Cecília, tão diferente dele”.
Respondi que sim, Mr. Tilney é um sedutor, como na primeira acepção da palavra”sedutor”, do latim seductore, segundo o Aurélio. O terceiro significado é mais usado na área jurídica.
- Adjetivo: Que seduz, atrai ou encanta.
- Substantivo: Aquele que seduz.
- Indivíduo que se aproveita de uma mulher por sedução.
O Mr. Tilney original é encantador e também muito diferente da ingênua Catherine, mas é sobretudo um homem da igreja e do final do século 18 quando o romance foi escrito, portanto não cabia ser um namorador contumaz, como o irmão, o capitão Tilney.
Henry Tilney seduz todos a sua volta. Fazendo um resumo de seus encantos: começa com a senhora Allen quando fala de musselina; continua com Catherine ao elogiar os leitores de romances e termina por conquistar os pais dela ao ser um rapaz correto que respeita o próprio pai mas não abre mão de seu compromisso com Catherine.
Rômulo Tibúrcio é um rapaz do início do século 20 e pode namorar mais um pouquinho! E não podemos esquecer o detalhe que é “surpreendentemente doce”, o que romanticamente por certo o redimirá no final.
Já escrevi sobre as adaptações de 2007 e 1986 com os atores, J. J. Feild e Peter Firth, ambos ótimos, neste post: Mr. Tilney de minha imaginação.
Estou curiosa para ver a atuação de Marcos Pitombo e saber se Mr. Tibúrcio me seduzirá!
Views: 842
Eu acho o Tilney um SUPER sedutor. Ele poderia facilmente ser um namorador, como seu irmão. Mas não é. Isso não quer dizer que ele não tenha tido conquistas, e acho esse um ponto importante. Sempre achei que Tilney deixava moças apaixonadas por onde passava, desde a donzela em questão até a avó. E isso são conquistas, mesmo que não consumadas.
Mell, concordo plenamente com você!
Gosto muito da atuação de J. J. Feild.
Também gosto, mesmo tendo um fraco por Peter Firth!
Um sedutor no bom sentido, então; nunca tinha pensado por esse lado, mas tem razão. Mr. Tilney é mesmo encantador, e tem um ótimo senso de humor, o que faria dele meu “escolhido” na vida real. O J. J. Field foi muito bem no papel, o Tilney dele é fofo!
ps: digo e repito, que agonia desse cabelo.
pat, de fato o cabelo tá quase Pedro, El Escamoso! Lembra?
Lembra mesmo! Acho que não vou conseguir desver isso, kkkk. Mas sabe, assistindo ao 1º cap. da novela fiquei com a impressão de que o “cabeludo” estava bem mais para Frederick do que para Henry Tilney. Até pensei que tinham mesclado os dois em um personagem só, mas o outro irmão já foi mencionado.