Mr. Tilney, um sedutor?

Categorias A Abadia de Northanger

Mr. Tilney, um sedutor? Esta pergunta me foi feita por Zoe de Camaris. Ela se surpreendeu ao ler a sinopse da novela Orgulho e paixão que descreve o personagem Rômulo Tibúrcio, o equivalente de Mr. Tilney da Abadia de Northanger, como “um famoso playboy do Vale do Café, o filho do Almirante Tibúrcio, conhecido por suas conquistas. Surpreendentemente doce, tem o porte atlético e atraente. É um choque geral quando ele cai de amores por Cecília, tão diferente dele”.

Respondi que sim, Mr. Tilney é um sedutor, como na primeira acepção da palavra”sedutor”, do latim seductore, segundo o Aurélio. O terceiro significado é mais usado na área jurídica.

  1. Adjetivo: Que seduz, atrai ou encanta.
  2. Substantivo: Aquele que seduz.
  3. Indivíduo que se aproveita de uma mulher por sedução.

O Mr. Tilney original é encantador e também muito diferente da ingênua Catherine, mas é sobretudo um homem da igreja e do final do século 18 quando o romance foi escrito, portanto não cabia ser um namorador contumaz, como o irmão, o capitão Tilney.

Henry Tilney seduz todos a sua volta. Fazendo um resumo de seus encantos: começa com a senhora Allen quando fala de musselina; continua com Catherine ao elogiar os leitores de romances e termina por conquistar os pais dela ao ser um rapaz correto que respeita o próprio pai mas não abre mão de seu compromisso com Catherine.

Rômulo Tibúrcio é um rapaz do início do século 20 e pode namorar mais um pouquinho! E não podemos esquecer o detalhe que é “surpreendentemente doce”, o que romanticamente por certo o redimirá no final.

Já escrevi sobre as adaptações de 2007 e 1986 com os atores, J. J. Feild e Peter Firth, ambos ótimos, neste post: Mr. Tilney de minha imaginação.

Estou curiosa para ver a atuação de Marcos Pitombo e saber se Mr. Tibúrcio me seduzirá!

Romulo Tiburcio Mr Tilney, um sedutor?
Mr Tilney, um sedutor? Personagem Rômulo Tibúrcio – Foto: Globo/João Miguel Júnior

7 ideias sobre “Mr. Tilney, um sedutor?

  1. Eu acho o Tilney um SUPER sedutor. Ele poderia facilmente ser um namorador, como seu irmão. Mas não é. Isso não quer dizer que ele não tenha tido conquistas, e acho esse um ponto importante. Sempre achei que Tilney deixava moças apaixonadas por onde passava, desde a donzela em questão até a avó. E isso são conquistas, mesmo que não consumadas.

  2. Um sedutor no bom sentido, então; nunca tinha pensado por esse lado, mas tem razão. Mr. Tilney é mesmo encantador, e tem um ótimo senso de humor, o que faria dele meu “escolhido” na vida real. O J. J. Field foi muito bem no papel, o Tilney dele é fofo!
    ps: digo e repito, que agonia desse cabelo.

      1. Lembra mesmo! Acho que não vou conseguir desver isso, kkkk. Mas sabe, assistindo ao 1º cap. da novela fiquei com a impressão de que o “cabeludo” estava bem mais para Frederick do que para Henry Tilney. Até pensei que tinham mesclado os dois em um personagem só, mas o outro irmão já foi mencionado.

Deixe uma resposta