Morte em Pemberley | Resenha e sorteio

O livro Morte em Pemberley, da aclamada escritora inglesa de romances policiais, P. D. James, pelo que podemos deduzir fez bastante sucesso desde seu lançamento em 2011 pois já está em fase de produção uma minissérie em três capítulos pela BBC.

Death Comes to Pemberley, título original em inglês, foi traduzido por Sonia Moreira para Cia. das Letras e para apresentar o enredo, a sinopse da página da editora:

O ano é 1803. Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy já estão casados, tiveram dois filhos e sua felicidade na imponente propriedade rural de Pemberley parece inabalável. Mas a paz do lugar é ameaçada quando, na noite da véspera do baile anual de Pemberley, Lydia, uma das irmãs Bennet, chega à mansão gritando que o marido, George Wickerman, foi assassinado na floresta.
| Leiam também um trecho do livro neste link. |

Transcrevo também a nota da autora pois a considero muito simpática e foi umas das causas que me levaram a ler o livro:

Peço desculpas ao espírito de Jane Austen por envolver sua estimada Elizabeth no trauma da investigação de um assassinato, principalmente considerando que no último capítulo de Mansfield Park a srta. Austen deixou sua posição bastante clara: “Que outras penas se debrucem sobre coisas como culpa e pesar. Eu abdico de assuntos odiosos como esses assim que posso, ansiosa para restituir todos os que nada tenham feito de muito grave a um tolerável conforto e para deixar de lado os outros.” Sem dúvida, ela teria respondido ao meu pedido de desculpas dizendo que, se desejasse se debruçar sobre assuntos odiosos como esses, ela própria teria escrito esta história, e melhor. P. D. James, 2011

Morte em Pemberley, sorteio

Antes de mais nada esclareço que o livro fotografado (acima) no meu matinho particular de Pemberley, não é o que será sorteado.  O exemplar do vencedor está bem limpinho e sequinho e pronto para ser enviado. Continuemos.

Confesso que a leitura do prólogo não chegou a me entusiasmar mas a medida que avançava na leitura, ajudada por uma tendinite das boas que me afastou do computador, comecei a ficar curiosa para saber afinal quem havia cometido o assassinato e principalmente saber os motivos pois tudo parecia sem nexo. No quesito de romance policial o livro já cumpria com seu objetivo que é saciar nossa curiosidade aos poucos.

No caso de leitores de Jane Austen sempre podemos acrescentar a ansiedade para vermos o que farão com nossos queridos personagens. Neste ponto posso afirmar que os personagens não sofreram distorções em relação aos originais. Muito pelo contrário, podemos perceber em cada detalhe o cuidado com a construção dos fatos narrados para manter a coerência com a história original.

Os casais Darcy e Bingley levam suas vidas como era de esperar, felizes e tranquilos com seus filhos e muitos outros personagens aparecem de modo pontual. As novidades ficam por conta de Georgiana que que apesar de continuar a morando em Pemberley tem vida própria, e do simpático Coronel Fitzwilliam, primo de Darcy.

A menção de personagens de dois outros romances de Jane Austen, que não nomearei para não estragar a surpresa de vocês quando lerem o livro, me fizeram sorrir e dizer em voz alta o que imagino vocês também dirão, “mas olha só quem está aqui!”.

Não sou boa em resenhas, fico logo com vontade de contar tudo para todos. Resumindo: não é Jane Austen, como muito bem colocou a autora, mas é uma boa leitura sim. Ler um livro de mistério, bem escrito, acompanhado de pessoas que conhecemos de longa data é um prazer. Os personagens de Jane Austen para nós admiradores há muito deixaram de ser personagens, passaram para a categoria “pessoas amigas”!

Um detalhe: a capa de Elisa von Randow tem a imagem de um castelo em meio a um nevoeiro, que as fotos do livro na internet não fazem justiça em seu belo verde turquesa.

Agora vamos a habitual pergunta, que não tem resposta certa ou errada, mas que precisa ser respondida de modo que possa participar do sorteio:

Quem vocês imaginam que possa ter cometido o crime em Pemberley?

NORMAS DO SORTEIO

♦ Sorteio de 26 de maio a 8 de junhoResultado: 9 de junho
 É permitido apenas um (1) comentário por participante
♦ Se um grupo usar o mesmo computador para comentar, o que levará a IPs iguais, avise no próprio comentário para não ser desclassificado
♦ Use seu mail verdadeiro e apenas no formulário. Não coloque email no corpo do comentário
♦ Lembrem-se: todos os comentários são moderados e podem levar um tempo para serem publicados
♦ Qualquer um pode comentar mas somente quem tiver um endereço no Brasil concorrerá ao presente

PS: Peço, por favor, para os que já leram o livro e que mesmo assim queiram participar que comentem sem revelar a trama. Obrigada.

 

94 thoughts on “Morte em Pemberley | Resenha e sorteio

  1. Eu suspeito que o assassino seja a própria Lydia, cansada de viver uma vida regrada pela falta de dinheiro e amor!

  2. Achei super interessante esse livro e realmente me despertou curiosidade em ler para saber quem matou Wickerman, não faço ideia de quem possa ser mas levantei a hipótese de que a própria Lydia possa ter matado o marido, na historia original ela se casou muito nova e inexperiente, na minha opinião acho que se espantou ao ver que sua vida de casada não era exatamente como queria ou ate mesmo que sendo viuvá ela teria mais acesso ao dinheiro sendo que Wickerman ainda possa continuar perdendo tudo nos jogos.

  3. comecei a ler mas achei chato… acho que Mr D e Lizzy são tão íntimos para mim que a verão dela me decepcionou. Mas agora q temos um novo Darcy, a coisa muda de figura…

  4. Fiquei intrigada com o livro!!! Wickham não era lá uma pessoa que tinha muitos fãs, portanto penso que, mesmo após o casamento com Lydia deve ter se envolvido com seus costumeiros problemas e alguém a quem ele devia o matou. Uma ideia…rsrsrsrs Beijos!

  5. Li alguma coisa sobre este livro. Estou curiosíssima para saber quem cometeu o crime. Mas não tenho a menor idéia….. Não acredito que tenha sido o Darcy, e qualquer outro personagem que já conhecemos, pelo menos de Orgulho e Preconceito. De repente possa ter sido um desses personagens de outros romances da Jane Austen OU algum credor do Wickham, rsrsrs….

  6. Parece coisa da Lydia, então, pra fugir do óbvio, vou dizer Georgiana. 🙂

  7. Uaaau! Fiquei curiosíssima para ler!! Tenho vontade de ler tudo o que envolve Jane!! =)

  8. Pode ter sido a Georgiana, que agora mais velha, resolveu dar um basta nas angustias que Wickerman deixava por onde passava.

    1. Eu acho que deve ter sido o proprio Wickham. Ele pode ter cometido suicidio para incriminar o Mr. Darcy e acabar com a vida dele deuma vez por todas! Bom, essa eh so a minha opiniao….o que eu quero msm eh ler o livro! Quero muuuuuito ganhar!

  9. Estou muito curiosa p/lê-lo. Gostaria muito de ganhar, pois no momento, não posso comprá-lo. E como tb adoro Jane Austen fiquei mais curiosa ainda, se isso for possível.
    , gost

  10. P.D. James e Jane Austen, que mistura! Duas mulheres geniais.

  11. Olá não tive a oportunidade de ler o livro…mas, se eu ganhar prometo que te conto. bjs!

  12. Acho bem provável q tenha sido uma das inúmeras amantes q Wickham deve ter acumulado ao longo dos anos! Calhorda!

  13. Sinceramente espero que nao tenha sido a Lydia. Para mim deve ter sido algum marido enciumado de alguma amante do Wickham ou um pai tentando defender a honra de sua filha. É bem a cara do Wickham se meter nesse tipo de escândalo. Mas aposto que o pobre Darcy acaba virando suspeito….

  14. Acho que foi aquela ruivinha que ele seduz. Uma que a Lydia diz que ela sabia que ele não queria nada com ela. Ai Jesus agora esqueci o nome dela.

  15. Pode ter sido o Mr. Bennet, pois ficou amargurado de ter deixado sua filha com alguém de tal mal caráter como Wickham.

  16. A personagem de Jane Austen que leva jeito pra assassina e a Caroline Bingley que e fria e calculista rsrs.

  17. Não acreditooo que irá sortear… coração está a mil haha!
    Ah Raquel, acho que quem cometeu o crime foi Willoughby haha Não tem que ser de O&P né?
    Beijos, obrigada.

  18. Tantas opções… todo mundo tem um motivo para matar o Wickham! Mas eu acho que foi Mrs Bennet. Sim, ela viu como a filha favorita era mal tratada e resolveu fazer alguma coisa. Claro, sendo quem é, tinha que exagerar um pouquinho…

    Até mais!

    P.S.: Adorei essa resenha. Resenhas de internet tendem a me entediar, mas gostei muito dessa.

  19. Como Wickham não era flor que se cheire. Acho que foi uma amante raivosa, que foi iludida pelas promessas dele.
    Obrigada pelo sorteio. Bjs.

  20. O mistério é maravilhoso. Com uma pimenta especial na estória.

  21. Considero que foi a Lídia direta ou indiretamente, ele pode ter se suicidado por não aguentar mais as cenas da esposa. 🙂

  22. Para mim pode ter sido Kitty, que vivia na sombra da irmã mais nova que acabou tendo um casamento antes dela.

  23. Pra mim, acho que foi a própria Lydia! Talvez ela tenha visto o erro que cometeu ao casar com Wickham e resolveu por fim na vida dele! É um palpite que muitas pessoas já deram, mas não consigo imaginar outro personagem que cometeria esse crime. kkkk

  24. A Lydia não suportou mais o cretino e achou mais simpático ser viúva que desquitada.

  25. Eu acho que foi…a própria Lydia. Ela não suportaria o Wikcham por tanto tempo! Agora o interesse dela se volta para o primo do Darcy!

    Obs.: Dua notícias chocantes: Não sabia da existência de tal obra, que me deixa muito curiosa, e nem mesmo sabia que iria ser adaptada pela BBC. Excelente surpresa Raquel!

  26. Acho que foi a Sra Bennet. Ela é capaz de qualquer coisa mesmo.

  27. Também acho que pode ter sido a própria Lydia.
    Porém, como você mencionou que outros personagens de Austen, de outros romances, fazem aparições no livro, não descarto a hipótese de ser alguém de fora do universo de “Orgulho e Preconceito”. Mas não consigo imaginar quem, especificamente.

  28. Poderia tbm ter sido Mr Gardiner, já que foi ele mesmo quem arrumou tudo para o casamento…

  29. Quem sabe seja alguém completamente inesperado, como o Coronel Fitzwilliam, por exemplo!

  30. Acredito que tenha sido Mrs.Bennet, que já não aguentava mais ver o sofrimento da filha nas mãos de Wickham. (Estou muito ansiosa para ler e descobrir a verdade…)

  31. Acho que quem matou Wickhan foi a Georgiana,magoada no passado.

  32. Não gosto de imaginar que possa ter sido Lydia, por isso minha aposta recai sobre outro personagem, que pode ser Georgiana. Um crime passional. Apesar da própria ter confessado tudo ao irmão antes da fuga com Mr. Wickham ser consumada, Georgiana ainda nutria um sentimento de paixão em relação ao crápula. Por trás de toda aquela timidez e amabilidade, ela teve coragem de assassiná-lo após proferir a frase fatal: “Se você não pode ser meu, não será de mais ninguém”. Resultado: Lydia ficou viúva. Enredo mais mexicano impossível.

    Adorei a resenha e fiquei muito curioso em relação ao livro.

  33. Nossa!!! Nem acredito! Estou querendo esse livro há semanas.

    Seria ótimo ganhar!!! Raquel sempre com boas surpresas.

    Eu acho que pode ter sido Lady Catherine De Bourgh, ou ainda a própria Lydia. Acredito que as únicas com estomago para tal…

    abraço

  34. Acredito que a assassina seja Lydia. Ela pode ter matado ele, não de propósito, mas para se defender de alguma estupidez ou agressão de Wickham.

  35. Eu tenho certa desconfiança de que seja o Sr. Bennet, que esperou a “poeira baixar” para dar o troco que não pode dar na ocasião em que tudo aconteceu…rsrsrs loucura, mas tudo pode acontecer! 😉

  36. Isso parece coisa do Wickham, por inveja da felicidade que reina em Pemberley e da qual ele não faz parte. Puro recalque!

  37. Bom fica difícil dizer, pode ser quem menos se espera, mas já que personagens de outras histórias são citados eu diria que provavelmente seja algum deles, talvez Mr. Rushworth?

  38. Eu tenho dois suspeitos, ou melhor duas suspeitas para o assassino de Wickham. A primeira é a Georgiana Darcy pelo fato de que no passado o Wickham tentou se aproveitar dela e a outra a Lydia porque o casamento dela com o Wickham não tinha amor, ao menos da parte dele.

  39. Ai, fiquei super curiosa! Será que foi uma antiga amante ou foi a Lydia? Só lendo para descobrir!!

    Obrigada pela oportunidade de participar de mais este sorteio e parabéns pela resenha. Mesmo não sendo fácil escrever uma, sem falar da história, ficou muito boa de ler.

  40. Acredito que tenha sido a sua própria esposa, Mrs. Lydia. Por descobrir que ele casou-se com ela não por amor, mas por interesse, e também pela descoberta do péssimo caráter do seu marido.

  41. Talvez seja apenas uma armação para extorquir dinheiro dos Darcy,ou quem sabe a Caroline Bingley o matou,tenho que ler esse livro.

  42. Em caso de crime, Wickham é sempre meu primeiro suspeito. Mas como ele é a vítima, aposto em algum personagem que nos vai ser apresentado no próprio livro.

  43. Acho que é a esposa Lydia, quando encontra ele com outra mulher.

  44. Lydia, com certeza…quando percebeu que o marido não havia casado por amor, e sim por conveniência e interesse.

  45. Não sei, mas de repente, pensei no Coronel Brandon, vingando alguma inocente enganada.

  46. também acho que foi a Lydia, mas com o curriculo do rapaz pode ter sido algum marido ou pai defendendo a honra rs

  47. Eu não li este livro, mas confesso que agora fiquei curiosa, já que em seu texto nos é informado que a autora busca manter a coerência com a história original. Partindo disto, acredito que não foi a Lydia ou qualquer um dos nossos personagens conhecidos; provavelmente George Wickerman foi morto por alguém que ele estava em débito. Eu apostaria em uma mulher, a esposa ou a filha do homem que ele devia. Matar alguém não seria a garantia de receber a dívida, mas a situação levaria Wickerman a usar sua personalidade, a princípio, charmosa para se aproximar dessa suposta mulher, não sei se tentando acabar com sua dívida ou mesmo abandonar a esposa por uma mulher com posses. Pensei nisso, pois ao final de Orgulho e Preconceito nos é informado que Lydia e George se mudaram várias vezes para locais mais baratos e tinham muitas dívidas, por isto acredito que deve haver alguma relação.

  48. Talvez… porém acho improvável ter ocorrido algo, talvez Lídia com o intuito de tirar dinheiro dos bennets, montou um golpe com wickham, Será?? rs bem não sei só espero ganhar esse livro pois axei super- interessante…
    😉

  49. Aposto que foi a Georgiana. Inconformada pelo que Wickham tinha feito a ela no passado e obrigada a conviver com ele pelo parentesco com sua cunhada, resolveu se vingar!

  50. hmmm, Lydia talvez, apesar de óbvio demais… se bem q o passional é simples, né…

  51. Fiquei muito interessada em ler esse livro, gosto muito de romance policial e envolvendo meus personagens favoritos gosto mais ainda! Acho que pode ter sido a Lydia cansada das confusões de Wickham e ciente de que fez um mal casamento, resolve acabar com a vida do marido.

  52. Com base no que foi dito com relação a dois outros personagens de Austen fazerem parte do enredo da história, suspeito que isso possa ser coisa do General Tilney hahahaha. O livro aparenta ser muuuuito bom, gostaria muito de ler! =)

  53. Pra mim, foi a Kitty ou a própria Lydia, quem sabe…
    PS: Estou usando o mesmo IP que a Larissa.

  54. Por quê não Georgiana? A tão perfeita irmã de Darcy me estressa às vezes (ou é Caroline Bingley quem faz isso? Não sei.)

  55. Mary Bennet,pois ninguém nunca imaginaria que é ela .

  56. Kitty ,por raiva ,por ele ter levado sua irmã e companheira de tolices embora u.u

  57. Fiquei curiosa para ler a obra.
    Não acho que Lydia teria sagacidade para a empreitada.
    Talvez tenha sido um acidente envolvendo Elizabeth, Charlotte e Jane.

  58. Georgina…quem sabe não se esconde uma assasina naquela personagem tão timida!!

  59. Eu imagino que a Kitty matou o Wickham.
    Eu explico: Após anos de casamento infeliz, Lydia teve uma filha com Wickham. Hoje em dia, muito de sua vivacidade se foi. Ela já não tem mais o mesmo brilho no olhar que tinha quando era solteira. Da velha lydia, só restaram a frivolidade e teimosia… somadas agora a um grande espírito dramático. A caçula das Bennet hoje em dia se limita a lamentações sobre a pobreza e desgraça do marido, e sobre a sua incompetência em prover a filha que tiveram. Kitty não se conforma em ver a irmã, que um dia foi a sua melhor amiga, tão inadequada, escandalosa e negativa quanto a sua velha mãe. O diferencial entre as duas é que Mrs Bennet era feliz, apesar do temperamento Enquanto que Lydia era só tristeza e lamentações. Wickham também está muito diferente do que conhecemos. Por causa das dívidas e das grandes brigas que tem com Lydia, ele está cada vez mais propício ao vício do álcool. Kitty hoje em dia é uma moça instruída e bem menos frívola do que fora há anos atrás, que conseguiu fazer um ótimo e promissor casamento. Ela se revolta com aquele homem que impediu a sua irmã de amadurecer e ser tão feliz quanto ela atualmente era. Um dia, ao caminhar pelos bosques de Pemberley, Wickham surpreende Kitty ao sair de trás de um arbusto. Ela se assusta com a visão repentina daquele homem tão desagradável. E a sua surpresa só aumenta quando ele investe em sua direção e tenta lhe roubar um beijo. Quanto descaramento. Kitty instintivamente pega uma enxada, que o jardineiro provavelmente esqueceu por ali, e acerta Wickam na cabeça. Ele cai e uma grande poça de sangue se forma ao redor de sua cabeça.
    Kitty sai correndo do local, em desespero, pensando o que poderia fazer. Será que ela devia contar o ocorrido para Elisabeth e Darcy? Ao voltar ao seu quarto, ainda arfando, chocada com o que acabara de acontecer, Kitty pondera que o que fez foi o melhor para todos, tinha livrado a sua querida Lydia da convivência com aquele homem. Havia livrado também a si e as irmãs do desconforto de ter que ver aquele homem desfilar desenvergonhadamente pelos campos de Pemberley. Tudo isso tinha sido para o bem de todos. Agora Lydia poderia reestabelecer a sua vida com a ajuda de Darcy e Elizabeth. A filha de Lydia e Wickam poderia crescer de forma honrada, sem precisar saber o pai que tivera. É isso, ela não contaria o ocorrido a ninguém e tentaria aparentar estar tão surpresa quanto todos quando o fato fosse descoberto.

  60. Também estou com esse livro na minha lista. Creio que pode ser um colega de regimento que o “bom moço” devia dinheiro. Abraços.

  61. Esse livro me deixou muito intrigada….
    Será um enorme prazer tê-lo em mãos….
    Acho que quem cometeu o crime foi uma das amantes de Wickham.
    Ou será Kitty…

  62. Raquel fiquei super interessada em ler esse livro! Sua resenha me deixou curiosa pra saber quem é o tal assassino… Adoro esse clima de mistério.

    Bem, pra mim das duas uma: quem matou o Wickham ou foi um credor em busca de pagamento ou um marido ciumento, tentando lavar sua honra com sangue.

    Beijos!

  63. axo que quem matou o george wickham foi a sr. bennet , cansada d ter um genro pobre e querendo livrar a filha,lidia, de um casamento sem requintes como de lizzie e jane (:

  64. Bom..até onde li em inglês o pdf, tenho suspeitas em Lydia e no Coronel Fitzwilliam (ele estava com atitudes suspeitas). E pode muito bem ser Lydia…querendo salvar o “glorioso marido”.

  65. Acho que foi a Georgiana, embora não saiba ao certo explicar porque. Ela é sempre tão tímida, gentil, que acho que guardou por muito tempo rancor por Wickham…

  66. Oi Raquel. Apesar de você dizer que não leva jeito para fazer resenha, devo dizer que sua resenha ficou muito boa. Dá para a gente sentir um pouco do que esperar da história. Eu fiquei muito curiosa sobre o livro e com certeza entrou para a minha lista de desejados. Eu não faço a menor ideia de quem possa ser o assassino, mas sou de opinião que deve ser algum personagem novo, criado pela autora. E imagino que tenha alguma coisa a ver com Wickham, que está sempre atraindo problemas para si.
    Lia Christo

  67. Eu não sei o que esperar do romance, por isso, não faço ideia de quem possa ser suspeito.

    (Mesmo IP de Isabel Ribeiro)

  68. Poderia ser a Mary, não sabemos muito sobre ela, de todas as irmãs Bennet é ela a mais renegada na história. Quem poderá saber o que se passa na mente de Mary?

  69. Acho que ele mesmo se matou e jogou a culpa no Mr. Darcy num bilhete de despedida.

  70. Não sei, talvez a Mary. Ou pode ser aqueles militares que a Kitty e Lydia davam em sima do começo da história, não lembro o nome deles.. Que elas até dançaram na festa que teve na casa da Charlotte, lembra?

  71. Eu acho que foi algum novo namorado da Georgiana, após saber de td o que o Wickham fez com ela. rsrsrs

  72. Acredito que seja uma ex-amante vingativa por ele tê-la abandonada e a deixado na ruína.

  73. Comentários válidos para o sorteio encerrados. Muito obrigada por participar e boa sorte!
    Raquel Sallaberry Brião

  74. Parece engraçado…mas eu particularmente acho esse tipo de livro “caça-niquel” porque eles se aproveitam do nome da autora para vender o livro. Eu acho absurdo aqueles títulos “Orgulho e Preconceito e Zumbis” e Razão e Sensibilidade e os mostros marinhos”.

    Eu cheguei a comprar e ler aquela livro horrível chamado “Jane Austen – A Vampira”…nossa! Que triste! Depois desse nunca mais me atrevo a ler qualquer livro que use as histórias da Jane Austen ou os seus personagem só para estragar com eles.

    1. Dayana,

      eu recebi e li parte de Jane Austen Vampira e não achei a menor graça também.

  75. Estava com receio de comprar o livro no inicio, mas vi que não era uma modificação da obra original, e sim uma continuação por assim dizer…

    Outro receio é a alteração da personalidade dos personagens originais, e pelo que vi na tua resenha ainda bem que não ocorre, mas essa parte estava mais tranquilo principalmente como você mesmo disse das palavras simpáticas da autora, logo mostra como ela respeita a obra da autora.

    Mesmo tendo comprado antes de ver a tua opinião, acho que não fiz uma péssima escolha, e realmente me deixou intrigada com os outros personagens dos outros livros da Jane Austen que irão aparecer nesse livro da P.D.James.

    E também estou ansiosa pela série que sai o que tudo indica em dezembro, e sendo BBC terá qualidade.

    Beijos

    1. Patricia,

      você não fez uma péssima escolha. Também quero ver a série!

Comments are closed.