web analytics

Sandra Freitas

Nome: Sandra Freitas

Colaboradora do Jane Austen Portugal

Cidade: Vila Nova de Gaia  (ao lado do Porto, cidade mundialmente conhecida por seu vinho.

Profissão: Enfermeira

Blogue pessoalMovies, dreams e outras coisas

Hobbies: Apesar de ser muito ligada ao mundo das letras e da literatura, optei por uma profissão muito diferente pois sou enfermeira há cerca de catorze anos. O que não é mau de todo. Posso trabalhar naquilo que gosto e, nos tempos livres, refugiar-me naquilo que realmente me dá prazer: ler, escrever, Jane Austen, Bronte(s), cinema, séries de época, etc, etc. Tenho ainda uma verdadeira paixão por tudo aquilo que é britânico e o meu destino de eleição sempre será Londres e o campo inglês. Sou ainda muito apaixonada por North and South da Elizabeth Gaskell e foi a pensar nesse amor que criei o meu blog pessoal, o Movies, dreams e outras coisas (link acima) que acabou por se tornar num espaço onde partilho os filmes e séries que vejo (basicamente tudo britânico), os livros que leio e outros desabafos vários.

Sandra, qual sua opinião sobre Sensibilidade e Bom Senso e sobre Orgulho e Preconceito?

Sobre Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen posso dizer que não é das minhas obras favoritas. Sempre gostei de histórias com heróis fortes e determinados e o Edward Ferrars é tudo menos isso. Daí que o personagem que mais me encanta nessa história é mesmo o Coronel Brandon; não fiquei nem um pouco triste quando a Marianne o escolheu. Foi a escolha mais acertada apesar de também achar que ele ficaria bem melhor com o Elinor e quiça o Edward com a Marianne. Por vezes, os opostos atraem-se… Sensibilidade e Bom Senso acaba por ser belo porque nos traz uma personagem (Elinor) muito completa, madura e sofrida, inserida numa história bem construída e que ainda cativa muitas pessoas por esse mundo fora.

Sobre Orgulho e Preconceito… Meu Deus! Que dizer sobre esta obra?! É simplesmente uma das obras mais geniais que alguma vez atravessou as teias do tempo. Tem duas das personagens mais emblemáticas da literatura mundial, Mr Darcy e Elizabeth Bennet, duas pessoas unidas por uma história intemporal, que ainda hoje nos pode ensinar muito. O restante do ‘elenco’ da história é também muito interessante e entrelaça-se perfeitamente com a história principal. Sempre que releio essa obra ou vejo alguma das suas adaptações penso que Jane Austen é um génio da literatura e teve uma mente tão fabulosa que lhe permitiu criar esta magnífica trama. Nos meus sonhos mais atrevidos, gostava de um dia poder imaginar uma história assim tão intensa e tão soberba.

Visits: 139

Artigos recomendados

7 comentários

  1. Eu também sempre que penso em O&P acho que a Jane Austen era um génio. É tudo tão bem articulado, tão bem encaixado. É pena que não se saiba muito sobre o processo de escrita deste livro. Eu gostaria de saber se ela primeiro planeou e depois escreveu ou se foi inventando enquanto escrevia

    1. Vera,

      também tenho essa curiosidade sobre o processo de criação de Jane Austen. Não podemos esquecer que antes de publicar ela revisou os originais. Será que nesse ponto fez muitas modificações?

      1. eu li algures num dos muitos artigos publicados sobre o aniversário de O&P que é possivel que tal como S&S também tenha originalmente sido escrito em forma de carta. A verdade é que nunca saberemos…

  2. Estou lendo Orgulho e Preconceito, novamente. E por esses dias fiquei pensando… “se a vida tivesse dado mais tempo para Jane poder criar outras histórias” Nossa!!
    Eu nunca fui uma pessoa de ser fã de nada, mas quando tive o prazer de ver o filme de 2005 de Orgulho e Preconceito, me enfeitiçou corpo e alma!! Jane Austen é uma gênia atemporal, sem dúvida nenhuma.
    O&P, pra mim é a melhor de todas as suas obras.

    1. Bárbara,

      se nossa gênia tivesse rido mais tempo nós estaríamos mais felizes do que Aladin!

  3. Jane Austen é a minha escritora preferida. E ela está acima de outros que também considero criadores de obras e personagens inesquecíceis porque eu amo o “mundo Jane Austen”(os vilarejos, a natureza, os jardins, os palácios, as “cottages”, a vida simples sem pressa…)
    São personagens incríveis, vivendo estórias incríveis, em lugares incríveis e com finais felizes. São personagens que me fazem sonhar e querer estar no lugar deles; como eu invejo uma Elizabeth Bennet, uma Anne Elliot, uma Emma!
    Orgulho e Preconceito é o meu livro preferido, sou apaixonada por Mr Darcy, já Razão e Sentimento está em quarto lugar na minha ordem de preferência.

Deixe uma resposta