Recebi um e-mail muito simpático de Fabiana Sotini, professora de língua portuguesa em Goiânia. A escola estadual na qual leciona, Edmundo Rocha, promove todos os anos a Feira Mix de Ciência e Cultura que este ano se realizará entre os dias 18 e 20 de outubro e terá como tema biografias.
A turma da professora Fabiana escolheu Jane Austen e entrou em contato comigo para algumas sugestões e também para divulgar o trabalho que farão. Estão todos entusiasmados de fazer gosto!
Se alguém da cidade quiser colaborar entre em contato com a escola, pois os alunos precisam de uma porção de pequenas coisas para a apresentação, como vestuário, leques, cartolas, luvas etc. E também livros. Como não há uma biografia de Jane Austen em português, os alunos utilizarão bastante o livro Orgulho e preconceito. Deste livro recomendo apenas duas únicas traduções: de Lúcio Cardoso (por várias editoras, três primeiras capas) e a mais recente de Celina Portocarrero pela editora L&PM, que se encontra tanto em livrarias como em bancas de jornais. Ambas são traduções completas.
Depois publicarei as fotos da apresentação propriamente dita. Boa sorte, pessoal!
Abaixo a foto dos professores da Escola Estadual Edmundo Rocha, tendo ao centro a professora Fabiana.
Views: 259
Olá Raquel! Acho que posso ajudá-las de alguma forma, mesmo não estando perto fisicamente! Como faço para entrar em contato?
Ahhh, como eu adoro o seu blog!
Chica,
muito obrigada! Vou te passar o contato via e-mail.
Que alunos sortudos!:)
Estou no primeiro ano do ensino médio e bem que queria fazer um trabalho desses sobre a Jane 😀 – mas pelo conteúdo de literatura, nosso tema é Camões. Amei a iniciativa dessa professora pois foi através desse tipo de trabalho que perdi aquele preconceito bobo que muitos adolescentes têm em relação aos clássicos. Conheci autores incríveis e livros que marcaram minha vida. Aliás foi através de uma professorinha muito querida que tive contato com a Jane Austen ,e por meio da Fabiana uma galerinha vai conhecer também.
Fabiana e alunos,vocês estão de parabéns! 😀
Rô,
que depoimento bonito!
Nossa, que legal!
Eu não tenho nada, mas o dvd de O&P de 2005 tem um pequeno vídeo sobre a escritora. Pode ajudar.
Na,
tem filmetes no You Tube e acredito que eles estejam pesquisando bastante.
Raquel, mais uma vez, muito obrigada pelo carinho! Você tem sido absolutamente generosa conosco em partilhar esse espaço tão querido. Meus alunos ficarão ainda mais entusiasmados quando souberem que você mencionou aqui o nosso projeto. Um grande abraço!
Professora Fabiana, alunos e alunas
sejam bem-vindos no Jane Austen em Português!
Que bacana! Torcendo aqui para que a apresentação, assim como toda a feira, obtenha muito sucesso.
Ótima escolha de assunto, vai ser um sucesso tenho certeza. Boa sorte para vocês!
Meninas, muito obrigada pelos comentários e pela disposição em colaborar…
Rô, é tão emocionante ler seu depoimento e é tão gostoso ajudar os alunos a se transformarem em leitores! Já passei por isso algumas vezes e é realmente maravilhoso! Minha turma está apaixonada por Jane Austen e isso me deixa extremamente feliz.
Fabiana,
nos posts desta semana voltarei a falar sobre aos livros de Jane Austen no Brasil, de modo que tanto sua turma linda (que breve estará aqui no Jane!), como muitos outros alunos que por ventura passarem aqui pelo blog, tenham uma lista das boas traduções.
muito legal o projeto!!
incentivar a leitura é sempre bom especialmente com uma autora como jane austen!!!
eu gostaria de saber mais sobre esse trabalho e também algumas dicas de traduções boas de jane austen.
adorei o site !!!!
Babi,
acabei de postar mais sobre traduções e tradutores!