web analytics

A fotonovela Orgulho e preconceito foi publicada pela editora Abril em 1965, na edição nº 8 de “Supernovelas Capricho”. Com exceção da capa colorida todas as imagens são preto e branco.

Descobri esta fotonovela em 2012 no site de João Piol, onde pesquisei os dados e as imagens que estão neste texto. O site é uma joia para quem se interessa sobre fotonovelas tanto as importadas da Itália, chamadas fotoromanzi (no plural) e traduzidas para o português, como também com atores nacionais.

Um breve apanhado desta fotonovela: como toda adaptação não é exatamente fiel ao original, mas encontramos todos os personagens principais e um certo exagero romântico.

O nome dos atores que constam na revista são apenas dos personagens abaixo. Talvez o original em italiano, o fotoromanzo Orgoglio e pregiudizio, mencione todos.

Lisa Patrícia Del Frate
Jane Anna Massera
Carolina Lana Dodoja
Darcy Giacomo Rossi Stuart
Charles Ben Beers
Wickam Ken Gaherith

Acreditem ou não, lembro até hoje da primeira fotonovela que li escondida, pois não era considerada leitura adequada para crianças. A história da tal fotonovela era sobre um rapaz que se apaixonou por bela jovem e no final ficamos sabendo que os problemas que teve não eram de autoria de sua amada mas sim da irmã gêmea que era muito má e no final acabou eletrocutada. Romântico, não?

FONTES

  • Acervo de João Piol
    Supernovelas Capricho nº 8
    Orgulho e preconceito – Orgoglio e pregiudizio
    Editora Abril – ano 1965 – 78  páginas
  • Artigo Tempos de Fotonovelas por Alex Medeiros na Tribuna do Norte

Este post foi atualizado em fevereiro de 2023 pois finalmente comprei a revista e acrescentei imagens e a capa do meu exemplar.

Views: 440

Artigos recomendados

5 comentários

    1. Rosana,
      não coloquei o arquivo completo aqui pois minha cota de arquivos do site está no limite, mas você pode fazer o download da revista completa no site do João Piol, o link está no texto acima.
      abs, Raquel

Deixe uma resposta