A fotonovela Orgulho e preconceito foi publicada pela editora Abril em 1965, na edição nº 8 de “Supernovelas Capricho”. Com exceção da capa colorida todas as imagens são preto e branco.
Descobri esta fotonovela em 2012 no site de João Piol, onde pesquisei os dados e as imagens que estão neste texto. O site é uma joia para quem se interessa sobre fotonovelas tanto as importadas da Itália, chamadas fotoromanzi (no plural) e traduzidas para o português, como também com atores nacionais.
Um breve apanhado desta fotonovela: como toda adaptação não é exatamente fiel ao original, mas encontramos todos os personagens principais e um certo exagero romântico.
O nome dos atores que constam na revista são apenas dos personagens abaixo. Talvez o original em italiano, o fotoromanzo Orgoglio e pregiudizio, mencione todos.
Lisa Patrícia Del Frate
Jane Anna Massera
Carolina Lana Dodoja
Darcy Giacomo Rossi Stuart
Charles Ben Beers
Wickam Ken Gaherith
Acreditem ou não, lembro até hoje da primeira fotonovela que li escondida, pois não era considerada leitura adequada para crianças. A história da tal fotonovela era sobre um rapaz que se apaixonou por bela jovem e no final ficamos sabendo que os problemas que teve não eram de autoria de sua amada mas sim da irmã gêmea que era muito má e no final acabou eletrocutada. Romântico, não?
FONTES
- Acervo de João Piol
Supernovelas Capricho nº 8
Orgulho e preconceito – Orgoglio e pregiudizio
Editora Abril – ano 1965 – 78 páginas - Artigo Tempos de Fotonovelas por Alex Medeiros na Tribuna do Norte
Este post foi atualizado em fevereiro de 2023 pois finalmente comprei a revista e acrescentei imagens e a capa do meu exemplar.
Views: 462
da capricho ? nossa ! haha
Sabe que deve ser bem interessante…., foto novela lembra minha infância, hehehe, abraços
Eveline,
eu lembro de uma fotonovela que li, acho que a primeira, até hoje!
Bonitinha…vc não vai colocar a novela toda aqui..?ai que pena!! vai me matar de curiosidade
Rosana,
não coloquei o arquivo completo aqui pois minha cota de arquivos do site está no limite, mas você pode fazer o download da revista completa no site do João Piol, o link está no texto acima.
abs, Raquel