Os dois exemplares de Emma, que serão digitalizados pelo Goucher College, sairam num artigo sobre seus três proprietários: a condessa de Dalhousie, o poeta e soldado Siegfried Sassoon e Alberta H. Burke.
Não se sabe como a condessa de Dalhousie adquiriu a edição americana e o mais provável é que tenha sido nas suas viagens para o Canadá, quando o marido era Goverandor da América do Norte Britânica. Mais mais tarde foram para a Índia e a condessa, que tinha grande interesse por botânica e também escrevia artigos científicos sobre o assunto, enviou muitas sementes para a Escócia, sendo que um arbusto tropical que foi nomeado em sua honra.
O segundo proprietário foi Siegfried Sassoon, um dos principais poetas da Primeira Guerra Mundial e criatura um tanto excêntrica. Suas biografias contam que ele, em 1917, capturou sozinho uma trincheira jogando uma granada e dispersando 50 alemães. Ato heróico feito, em vez de chamar reforços, sentou na trincheira e começou a ler poesia. Em 1941 quando se desfez de Emma, escreveu para o vendedor, Percy Muir:
Emma retorna para você num gorgeio de excitação por voltar a Califórnia. Ela tem certeza que o senhor F. Hogan [o comprador] é um homem muito, embora ela tenha a intenção de ser um tanto afiada com ele, até conhecê-lo melhor.
Alberta Burke, a última proprietária, foi grande apaixonada e colecionadora da obra de Jane Austen na América e foi quem doou a edição de Emma para o Goucher College. Para vocês terem uma idéia da importância de Alberta recomendo uma série de posts que escrevi sobre seu acervo: “Coleção Jane Austen – Goucher College”
Em 1948 Alberta escreu para Muir, que pelo visto levou um bom tempo para vender a edição que havia comprado de Sassoon:
O pacote chegou ontem e passei um dia emocionante e delicioso, cotejando as cartas e olhando meus novos tesouros. Tive um dia maravilhoso apenas manuseando e acariciando [palavra riscada aqui] e me regozijando com minhas novas aquisições.
Creio que as descrições da chegada de livros, feitas por Alberta Burke, é a mesma que sentimos quando chegam nossos livros! Por esse motivo preferi intitular o post como admiradores e não como proprietários de Emma. Me pareceu mais amoroso.
- Artigo completo (em inglês) no Baltimore Sun: “Goucher College to digitize a rare 1816 edition of Jane Austen’s ‘Emma’”
Ilustração de Rebecca Green para o artigo do Baltimore Sun
Views: 109
Obrigada Raquel pela gentileza de dividir conosco essas preciosidades!
Você é uma amiga querida! Sabe exatamente o que sentimos quando temos em mãos algo sobre Jane Austen! Que ela possa te abençoar do lugar onde está!
bjs
Felicia,
é um prazer dividir com vocês um bocadinho de Jane Austen a cada post!