web analytics
MISCELÂNEA

Elizabeth II – 60 anos de reinado na terra de Jane Austen

E terra de muitos outros escritores maravilhosos. Eu sei.

Mas como leitora e admiradora de Jane Austen não poderia deixar de prestar minha homenagem a ambas.

A família real britânica tem uma grande influência no meu imaginário literário e acredito que no de muita gente. E não me refiro somente à família atual, mas a todas as outras que já passaram pelo trono da Inglaterra. Quem não se lembra das histórias do rei Arthur? Robin Hood e o rei Ricardo Coração de Leão? E para citar uma exemplo nas peças de Shakespeare, Henrique V? E o terrível Henrique VIII e suas seis esposas? A

Os festejos do Jubileu de Diamante do reinado de Elizabeth II, coroada rainha da Inglaterra em 2 de junho de 1952, se estenderão até o dia 5 de junho e vocês podem acompanhar na página oficial do Facebook: The British Monarchy.

Uma preciosidade indicada pelo Júnior sobre a comemoração: A publicação dos diários da rainha Vitória que também comemorou sessenta anos de reinado: Queen Victoria Journals.

Imagem © The British Mornarchy

Facebook Comments Box

10 Comentários

  • Júnior

    Gostei da foto e concordo que a realeza britânica exerce uma forte influência no imaginário de muita gente.

    Raquel, possivelmente você já deve saber que como parte das celebrações do jubileu de diamante da rainha Elizabeth II e também em comemoração ao aniversário de 193 anos do nascimento da rainha Victoria, os diários desta última foram divulgados online. Mas por enquanto só no Reino Unido. Aqui: http://goo.gl/i2pqN Gostei especialmente das ilustrações da rainha Victoria. Uma mais bela que a outra. Bom domingo!

    • Raquel Sallaberry

      Júnior,

      não havia visto, muito obrigada! Vou colocar seu acrescentar seu link no post. Dei uma olhada rápida e achei muito interessante!

  • Ester de Mesquita

    Ela parece aquelas avós superfofas que amam os netos acima de tudo.Apesar de ser raiha,Ela parece ser uma pessoa bem família.
    God save the Queen.

  • Raquel Sallaberry

    Ester,

    pelo que tudo indica ela é muito respeitada pelos seu súditos e de fato parece uma vovó fofolete!

  • pabla

    Acho fascinante a história da monarquia inglesa, apesar dela não possuir tanta influência política hoje, ela possui uma força admirável (afinal de contas, ela superou crises históricas como o fim do absolutismo na Europa!)sem contar que a estórias de reis e rainhas povoam nossa mente desde crianças.Então, viva a rainha e a Inglaterra da nossa querida Jane Austen! Abraços Raquel!

    • Raquel Sallaberry

      Pabla,

      também gosto muito e você tocou num ponto muito interessante, a permanência da monarquia inglesa quando outras se esfacelaram. Também me pergunto quais terão sido os motivos e credito um tanto de “noblesse oblige” cumprida com mais assiduidade por parte de seus membros do que de outras realezas.

      Afinal quem se proclama nobre deve se comportar nobremente.