“Emma”, publicado logo após a morte de Austen em 1817, explora a vida e o comportamento da jovem Emma Woodhouse, uma casamenteira que comanda a vida amorosa de seus amigos e conhecidos, nem sempre com sucesso. Cópia rara de livro de Jane Austen é vendida por preço recorde | O Globo Online, 24/06/08
Esta pequena nota no Globo Online me chamou atenção, não por reduzir Emma Woodhouse a uma simples casamenteira, mas por dizer que Emma, o livro, foi publicado 1817 após a morte de Jane. Eu pensei em enviar uma mail ou comentário, mas para tudo é preciso um cadastro, fica então aqui a correção: Emma foi publicado pela primeira vez em 1816 ainda em vida de Jane.
Views: 215
Oi, Raquel.
Fui dar uma conferida em alguns livros que eu tenho e, ao que tudo consta, “Emma” foi publicado pela primeira vez no fim de dezembro de 1815. Creio que pelo fato de ter sido no final do ano, os editores tenham achado mais conveniente colocar 1816 na capa.
Quanto ao “casamenteira”, trata-se de mais um reducionismo de quem só leu a orelha do livro.
Beijos.
Elaine,
a imagem do post é do meu exemplar de Penguin. Eu não sabia que havia sido publicado em 1815.
Isso provavelmente é uma reprodução da primeira edição. Muito bacana. A edição da Penguin que eu tenho não vem assim. Qual delas você tem?
“Casamenteira”? Humpf.
Falando em Emma, você já leu isso, Raquel?
http://www.austenblog.com/2008/11/17/rumormongering-new-emma-series-on-bbc-in-2009/
Elaine
eu tenho a edição “The Penguin English Libray”.
Beatriz,
já li… RA como Mr. Knightley, ai ai
vou ali cortar os pulsos e já volto!
Sim publicado em vida de Jane Austen….. e sabias que foi dedicado ao Principe de Gales, George??? um confesso admirador das obras de Jane Austen? a 1ª pagina da 1ª edição tem essa dedicatória
Sim, Ana, sabia, e com uma cera má-vontade, já que ela não apreciava muito o príncipe.