web analytics
BIOGRAFIAS,  LIVROS JANE AUSTEN

Coleção Jane Austen – Goucher College

Esta semana recebi uma dica da Denise sobre a Coleção Jane Austen do Goucher College. Eles tem um acervo maravilhoso e muito grande. Ontem entrei em contato com eles e pedi permissão para colocar algumas imagens aqui no Jane no que fui pronta e gentilmente atendida. São tantas informações interessantes que farei mais de um post sobre o assunto. Começo com o casal Burke.

Alberta Hirschheimer e Henry Burke

Miss Hirschheimer e Mr. Burke casaram-se em 1930 e compartilhavam o gosto literário e artístico e durantes as muitas viagens que fizeram foram colecionando vários livros, especialmente do final do século 18 e início do 19. A senhora Burke dedicou-se especialmente a Jane Austen com edições raras, fragmentos de cartas, manuscritos e recortes de jornais que guardou cuidadosamente em cadernos.

A coleção de Henry e Alberta Burke, feita ao longo de 45 anos, é a base da coleção do Goucher College. A doação feita pelo casal em 1975 inclui edições raras das obras de Jane; livros sobre a vida da autora e sobre sua época; correspondência pessoal do casal e também vasta memorabilia relacionados a Jane Austen.

O casal Burke associou-se no final dos anos 1940 a Jane Austen Society (UK) e procurava comparecer as reuniões na Inglaterra sempre que possível e, em 1979, Henry Burke foi um dos fundadores da Jane Austen Society of North America (JASNA). Barbarba Winn membro de longa data da sociedade também reforçou a coleção em mais 275 volumes em 1998 e, em 2000, todos os arquivos da JASNA foram doados ao Goucher College.

Alberta e Henry na época de seu casamento · Imagem Goucher College

Os cadernos de Alberta Burke

São dez cadernos com todos os tipos de anotações, recortes de jornais, cartas, cartões postais etc. E nessa disposição foram cuidadosamente fotografados, escaneados e catalogados pela equipe do Goucher College e colocados no site para consulta.

alberta_henry_2

Alberta e Henry, 1958 · Imagem JASNA Maryland

Uma pequena estória contada pelo senhor Burke*

Em 1948, Alberta comprou em um leilão da Sotheby’s um cacho de cabelo de Jane Austen. Um ano depois quando o casal Burke participava de uma reunião da Jane Austen Society (UK), o senhor Carpenter, que adquirira e administrava Chawton Cottage, queixou-se amargamente que devido a escassez de fundos, preciosas reliquias estavam deixando a Inglaterra e que recentemente um cacho dos cabelos de Jane Austen havia sido comprado por um(a) americano(a)! A senhora Burke sussurrou para o marido “eu darei para eles o maldito cabelo” (I will give them the damn hair). Levantou-se, e muito simplesmente disse “eu sou a americana que comprou o cabelo de Jane e se a Sociedade o quiser eu terei prazer em contribuir com o cabelo”. O senhor Henry conta que a tenda onde faziam a reunião quase veio abaixo!

Série completa de posts sobre a coleção Jane Austen do Goucher College, no Jane Austen em Português:

 

Facebook Comments Box

4 Comentários

  • Mara Vanessa

    Olá, Raquel!

    Eu quero te agradecer imensamente por ter apontado o texto de Lucas Rizzi, veiculado no blogue Noves Fora. Meu coração ganhou serenidade em toda a sua plenitude.

    Eu li Persuasão pela Landmark e, para o meu pior desapontamento, tive uma péssima impressão. Cheguei cheia de expectativas, ávida por esse romance que, segundo tinha lido anteriormente, é considerado o mais maduro e bem talhado da nossa Jane.

    Por conta da tradução da Landmark, meus anseios desmoronaram. Lendo a obra em inglês, percebi o tamanho das discrepâncias.

    Portanto, obrigada. De coração.

    Sua mais nova amiga,

    • Raquel

      Mara Vanessa,

      e para piorar é plágio de uma tradução portuguesa… E eu fico cheia de esperança com teu comentário! beijocas

  • Nina Vieira

    Nossa, cacho de cabelo da Jane leiloado!
    Um presentão, sem dúvida. O que eu queria pelo menos era ter uma boa coleção de livros dela.
    Bjos.