Quando comprei a versão de John Coates dos Watsons tive que comprar também esta belezinha de Walter Scott, Ivanhoé. Vocês sabem que Scott tinha Jane em alta conta, como eu poderia deixá-lo no sebo? E fui recompensada quando li a primeira página. Imediatamente comecei a imaginar coisas… Mr. Scott escreveu uma crítica muito favorável sobre Emma no Quaterly Review em1816 e seu livro Ivanhoé foi publicado em 1819, dois anos após a morte de Jane. Terá sido uma homenagem?
Este livro da editora Livraria Garnier não tem uma mísera data mas talvez pela “ortographia” seja possível saber a época de publicação. Socorro! não tem nem quem traduziu. Alguém saberia?
Views: 95
Sim, acho que é possível uma homenagem de Scott a Austen. Só um lembrete, cortesia de Anthony Burgess, (esse intelectual inglês que admiro): Jane Austen é, hoje, mais popular que Walter Scott porque este tem um estilo grandiloquente e rebuscado que não dialoga com o leitor dos dias atuais…
Paula,
sem contar que os romances de Scott são longos e cheios de referências e os leitores de hoje estão cada vez mais “frugais”!
guria, que coisa mais maravilhosa – que achado!
olha, a garnier no brasil fechou em 1934. se eu descobrir algum dado a respeito, te aviso. meu ivanhoé é da martins livraria, final dos anos 50, trad. brenno silveira, solenemente plagiado pela nova cultural em 2003, dando um ectoplasma como tradutor, “roberto nunes whitaker”.
agora essa da garnier é uma preciosidade, parabéns, e que achado mesmo!
a garnier foi criada em 1844: http://pages.citebite.com/a1g6m5v5w9bdf
e na fbn, catálogo antigo, dá 1909:
http://catalogos.bn.br/scripts/odwp032k.dll?t=nav&pr=cardcatalog_pr&db=cardcatalog&use=ti&rn=2&disp=card&sort=off&ss=22313117&arg=ivanhoe, romance historico.
a fbn é meio doida: tem uma outra ficha dando bem assim: (1829?), ou seja, a garnier nem existia. acho 1909 mais confiável.
vou ver se descubro o tradutor.
uau, fiquei entusiasmada com teu ivanhoé!
Denise,
estou vendo!
Encontrei por acaso como sempre acontece e como não posso ver um livrinho velhinho e encardidinho que entro em mode [mi larga qui tô loka], comprei…
Essa Garnier deveria ser um luxo!
Uau, uma edição de 100 anos do Ivanhoé? Minhas incursões em sebos nunca são tão produtivas…
Elaine,
a gente sempre encontra uma coisa quando procura outra… (desculpas esfarrapadas de quem sempre compra mais do que deve!)