Quando vi pela primeira vez os desenhos de Thandiwe Tshabalala fiquei intrigada com as imagens que ilustravam os títulos de Jane Austen. Resolvi então perguntar para entender melhor o significado de cada imagem. Custei um pouco mas consegui entrar em contato com Miss Tshabalala.
No seu site Thandiwe explica que “a ideia era/é criar capas para os livros de Jane Austen de modo que os tornassem atrativos para o público negro sul africano. Quando visse as imagens a pessoa poderia sentir-se atraida por ser sinônimo da cultura africana e adquirir o livro.”
As respostas de Miss Tshabalala sobre as ilustrações específicas de cada título foram
Sense and Sensibility shows one of the the sister looking out to her lover, the illustration (clothes and backdrop)
are African inspired too.Sense and Sensibility mostra uma das irmãs olhando para o seu amado, a ilustração (roupas e cenários) são de inspiração africana.
A mulher com os inúmeros colares de Pride and Prejudice, que eu imaginava ser típico apenas da Tailândia, é na verdade de uma tribo da Africa do Sul. Os maridos costumavam providenciar os anéis; quanto mais rico fosse o marido, mais anéis a esposa usava. Vejam mais neste site: Ndebele.
The neckless is indeed a inspired by the Indebele tribe found here in South Africa, they normally thick brass rings around their necks.
Os colares são de fato inspirados pelas [mulheres] da tribo Indebele, aqui da África do Sul, elas normalmente usam anéis de bronze em volta do pescoço.
Comentei com Thandiwe que a capa de Persuasion me lembrava o berrante que nossos vaqueiros do Pantanal usam e ela lembrou da vuvuzela.
Yes the young woman is carrying a horn like instrument inspired by the ‘Vuvuzela’ and she is trying to reconnect with someone she fell in love with from the past.
Sim, a jovem carrega um instrumento feito de chifre inspirado pela Vuvuzela e ela está tentando se conectar novamente com alguém que ela se apaixonou no passado.
Views: 87
As capas são interessantes, mas achei a ideia intrigante, pois acaba ocorrendo uma disparidade entre as imagens da capa, que sempre causam uma primeira impressão importante, e as histórias criadas por Jane Austen. Tudo se passa na Inglaterra e as imagens das capas representam pessoas da África. Aqueles leitores desatentos que se deixam levar somente pelas capas, podem ter uma surpresa ao começar a ler, pois podem imaginar que se trata de algo totalmente diferente. Mesmo assim, achei as capas bastante originais.
P.S.: Não consegui atinar do que se trata essa parte preta ao redor da boca da mulher da capa de Pride and Prejudice. Deve ser uma pintura, algo assim…
Júnior,
achei interessante mas também tenho minhas dúvidas da eficácia para vendas caso fossem publicadas.
Que lindas!!! Ela regionalizou as ilustrações, ficou show!! Olhando a capa de “Orgulho e Preconceito” me pego pensando como seria um Mr. Darcy negro, um príncipe com pele de ébano…uau!
Marina,
eu adoraria ver uma versão para o cinema de qualquer obra de Jane adaptada na África.
As capas da Argentina são pra lá de interessantes também… hehe