web analytics

Parem as máquinas! Sairá em 2015, pela editora Pedrazul, a primeira biografia de Jane Austen que foi publicada em 1870 pelo sobrinho, James Edward Austen-Leigh!

Segundo a editora, Chirlei Wandekoken, a imagem não é da capa definitiva, mas serve muito bem para ilustrar!

Nem bem estamos no meio de 2014 e já podemos nos alegrar por 2015!

Sinopse

Uma memória de Jane Austen, por James Edward Austen Leigh
Numa tradução de Bruno José Loureiro, a biografia de Jane Austen escrita pelo seu sobrinho, James Edward Austen-Leigh, será lançada no início de 2015 pela Pedrazul. Publicado pela primeira vez em 1870, mais de cinquenta anos após a morte da autora, com a colaboração de duas irmãs de James, Anna Lefroy e Caroline Austen, a memória é, portanto, fragmentos de uma convivência familiar. A Pedrazul vai acrescentar à biografia alguns textos nunca traduzidos da juvenilia, portanto inéditos no português brasileiro, e o capítulo cancelado de “Persuasão”. Contudo, alguns textos citados na biografia e já publicados por outras editoras brasileiras, como “The Watsons” e “Lady Susan”, serão retirados para dar espaço aos textos inéditos e às ilustrações também inéditas nos país.
A biografia, além de um relato de convivência intimista familiar, traz as cartas que Jane Austen havia escrito, mostrando o seu dia a dia, antes e depois de escritora conhecida. Sem dúvida, o fã de Austen se sentirá mais perto da autora do que jamais havia se sentido a partir de qualquer outra coisa que já tenha lido, ouvido ou assistido anteriormente a essa leitura. As memórias dos sobrinhos repercutem, de forma idílica, não somente acontecimentos da vida da autora, mas narram as reminiscências do som da voz da tia e até a lembrança dos adornos que ela usava, seus chapéus, por exemplo. Sem dúvida essa biografia era o que faltava de Austen no Brasil!

Visits: 232

Artigos recomendados

25 comentários

  1. Uau que boa notícia! pra mim essa capa ta linda!
    Raquel essa editora é um achado viu? e valeu a dica pois estive dando uma olhada nos lancamentos para 2015/2016 só filé ai meu bolso! rsrsrs
    Beijo

  2. Raquel, adorei a notícia! Mas fiquei pensando…qual são as melhores biografias de Jane? Você pode fazer uma lista? Quero dizer…você sabe tudo sobre Jane Austen, com certeza já leu as melhores, qual sua opinião?

  3. que maravilha, Raquel! Sobrinhos tem poder (a única biografia da Virginia Woolf que me interessou foi a escrita pelo sobrinho dela). Sem dúvida, quero ler e TER essa da Jane Austen! Tomara que a Pedra Azul não use foto de alguma gatinha contemporânea em vestido wannabe séc XIX, como tem feito em alguns livros…

  4. E complementando o comentário do Enzo Potel: que seja uma tradução e edição de respeito, pq essa biografia merece!

    1. Amanda,

      sem dúvida, apesar de criticarem essa biografia é o ponto de partida de todas as biografias.

  5. Raquel só me preocupa uma coisa, os sobrinhos sempre veem a tia com bons olhos! Só as qualidades! E os defeitos quem nos contará?
    Mas amo tanto Jane que fico só com as qualidades!
    Mais um para a coleção!
    Bjs e obrigada por nos contar as novidades

    1. Felícia,

      para ver os defeitos tem algo muito bom, as cartas de Jane Austen! Ainda não traduzidas.

  6. É uma notícia pra deixar todos os que amam a obra de Austen muitooooo feliz!
    Tô contente, pois tudo o que é lançado vem em inglês e nem todos tem a benção de ser fluentes, né? finalmente estão descobrindo os fãs de sua obra no Brasil!
    Que bom que esta Editora está ‘apostando’ nestes títulos que precisam ser resgatados. Palmas p/ a Pedra Azul mesmo!
    E como a Marcia Caetano – tb gostaria de saber a sua opinião Raquel, sobre quais as melhores biografias de Jane Austen. Abs

  7. Acréscimo de textos não traduzidos? Capítulo cancelado de Persuasão? Isso está ficando cada vez melhor!

  8. Oi, como uma fã da Jane Austen. Fiquei imensamente feliz em adquirir este livro. Estava em busca dele há anos. Já li e adorei a forma delicada com que o autor narra e descreve sobre a Jane e sua família. Apesar de poucas coisas serem novas pra mim na leitura, eu nunca me canso de ter mais e mais coisas para colecionar sobre a JA.

    Beijos

Deixe uma resposta