Trabalhos de conclusão de cursos sobre Jane Austen

Desde que iniciei o blog, em 2008, tenho recebido pedidos de ajuda em relação aos TCCs (trabalhos de conclusão de curso), sejam eles monografias, teses ou dissertações sobre Jane Austen e sua obra e por esse motivo resolvi fazer este post para tentar resumir no que posso efetivamente ajudar.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que todos os textos escritos por mim no blog Jane Austen em Português são a minha opinião de leitora da obra de Jane Austen e não trabalhos acadêmicos. O que não impede de serem citados – mas não copiados integralmente – com o devido crédito. Há também alguns artigos de leitores convidados e que seguem as mesmas normas.

Voltando aos pedidos de ajuda: percebi que muitas vezes a pessoa gosta muito de Jane Austen mas não sabe exatamente o que fazer. Sobre essa questão somente os professores podem orientar para decidir afinal qual será o tema de estudo para dar início à pesquisa.

Acredito, e sempre digo para todos que me perguntam sobre trabalhos e pesquisas, que o principal é ler a obra de Jane Austen, se possível no original, e a partir dessa leitura certamente descobrirá o objeto de seu estudo. Mesmo que pretenda fazer um trabalho sobre filmes e séries inspirados na obra de Jane Austen é necessário ler pelo menos o livro do filme em questão.

A primeira leitura que recomendo no blog é o ÍNDICE, onde indico posts e páginas, além da listas com livros e filmes. Outra leitura importante é a página “Traduções brasileiras que recomendo de Jane Austen”.

Boa sorte com os trabalhos!

(Este post será atualizado sempre que houver novidades.)

austen_tcc

12 comentários sobre “Trabalhos de conclusão de cursos sobre Jane Austen

  1. Rebeca Lima disse:

    Eu sempre soube que queria fazer meu TCC sobre algo relacionado a Jane Austen – apesar de ter ficado um pouco receosa de que a teoria literária iria tornar um assunto que eu amo tanto, desagradável. Mas como tive liberdade pra decidir minhas fontes, isso não aconteceu.

    Não usei nenhum texto diretamente, mas o blog foi de incrível utilidade, porque boa parte do meu conhecimento acumulado sobre Jane Austen vem daqui.

    O que me surpreendeu foi quase não existirem trabalhos sobre Jane na minha universidade. Achei estranhíssimo (e decepcionante). O máximo que eu consegui foi um que usava “Orgulho e Preconceito” e mais dois romances de outras autoras para analisar o casamento e a mulher sob uma perspectiva feminista e um que me lembrei que foi apresentado numa Semana de Pesquisa (mas não achei o texto escrito) sobre fanfics slash. Não gostei de nenhum dos dois. Tanta coisa pra analisar em Austen, o povo cai sempre nesses esquemas tão batidos e chatos…

    Quanto a mim, só preciso fazer alguns ajustes finais (ah, a preguiça! Como é difícil lidar…) e esperar que a greve acabe pra poder defender minha monografia…

    Beijos, Raquel!

    P.S.: O nome do trabalho: “May I introduce you Mr. Darcy? – uma análise da personagem Fitzwilliam Darcy, de Pride and Prejudice.”

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Rebeca,
      fiquei muito contente em saber que o blog teve utilidade em seu TCC. E mais, fiquei curiosa para saber sobre este Darcy que você analisou!
      Até então a maioria dos trabalhos sobre Jane Austen que tomei conhecimento são sobre o feminismo.

  2. Caroline Ribeiro disse:

    Que legal saber que no Brasil as pessoas começam a se interessar mais seriamente pela Jane Austen. Eu também fiz meu TCC do curso de Cinema sobre a Jane Austen. Escolhi comparar as escolhas da Direção e da Direção de Arte de Orgulho e Preconceito de 2005 com o livro, ou melhor dizendo “A Direção de Arte como Ferramenta na Adaptação Cinematográfica de
    Orgulho e Preconceito”. 🙂
    Foram meses deliciosos de pesquisa!

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Caroline,
      é a primeira vez que vejo um TCC no curso de cinema sobre filmes de Jane Austen.

  3. Caroline Ribeiro disse:

    Sim Raquel, é meio raro. Porém eu me apaixonei pela História da Arte (caso vc goste tb, dê uma olhada no meu blog) no meio da faculdade de Cinema, por isso, escolhi um assunto de TCC mais voltado a analise da imagem. Alem disso tive a grande sorte de a minha orientadora ter feito doutorado pela Universidade de Londres em Semiótica e gostar muito da Literatura Inglesa. Juntamos o útil ao agradável. 😉
    Não achei os livros da Georgette Heyer p comprar ainda, no lugar estou lendo Wives and Daughters da Elizabeth Gaskell. Mas diga para a sua mãe que não irei decepciona-la! 🙂
    Bjos e boa semana Raquel.

  4. Rebeca Lima disse:

    Até que eu encontrei alguns trabalhos em português com outras vertentes de análise que não fossem feministas (em inglês há vários), mas não eram sobre o tema que eu estava tratando. Mas, realmente, são poucos. Um lugar em que eu achei bastante material interessante foram as revistas online “Persuasion” e “Persuasions Online” da JASNA. Tem uns artigos muito bons.

    Ah, assim que eu defender mando o link pra você dar uma olhadinha no meu TCC (minha universidade mantém um repositório para os trabalhos acadêmicos).

    Beijos, Raquel!

  5. Meiri disse:

    Raquel, a Harper Collins abriu filial no Brasil, e eles terão títulos trade selecionados da Nova Fronteira. Será que teremos a possibilidade de novas edições de Jane Austen?
    O site deles ainda está no início: http://www.harpercollins.com.br/
    Fiquei muito empolgada com essa notícia!

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Meiri,
      me parece uma ótima notícia! Vou entrar em contato para ver o que podemos esperar. Muito obrigada!

  6. Elaine Cris Andrade disse:

    Oi, eu acompanho seu blog e também sou fã de Jane Austen e assisto e leio e releio seus romances. Gostaria de saber se você já assistiu “Becoming Jane” e o que achou?

    Abraços

  7. Rosiane Franke disse:

    Olá, sou uma leitora nata das obras da Jane, não me canso de ler, Jane sabe nos ensinar coisas maravilhosas através de suas obras!!! Também, fiz meu trabalho de conclusão de do curso de pós graduação (ensino de linguas e literatura) sobre as seis obras da Jane, na verdade trabalhei a teaoria da recepção através do filme O clube de leitura de Jane Austen e as seis obras! Foi maravilhoso!

    Beijos, adoro seu blog!

  8. Luana Lopes disse:

    Olá, Raquel.
    Encontrei este blog á pouco e me apaixonei! Faço Letras e estou no 6° semestre, me preparando para o TCC, ainda estou decidindo sobre o que trabalhar, mas com toda certeza será sobre Jane Austen. Se você souber de mais sites que possa indicar sobre estudiosos de Austen, seria de extrema importância para a construção de trabalhos. Obrigada pela atenção.

    Ps: Amei seu blog! É maravilhoso encontrar pessoas que dividem a mesma paixão que você. Bjs

    • Raquel Sallaberry Brião disse:

      Luana,
      destaco blogs e páginas abaixo que você encontra os links nesta página: Links Jane Austen. E também a Biblioteca Jane Austen. Boa sorte com seu TCC.
      Um abraço, Raquel

      Jane Austen Portugal | Várias colaboradoras
      Quando Vovó Era Moça | Patricia Portela Ribeiro

      Hablando de Jane | Mila Cahue
      Jane Austen en Castellano | Cinthia (México) e Constaza (Argentina)
      Mansfield Park de JA Castellano

      The Republic of Pemberley
      AustenBlog | Margareth Sullivan
      Jane Austen’s World | Vic Sanborn
      Jane Austen Today | Vic Sanborn
      Austenprose | Laurel Ann Nantress
      Austenonly | Julie Wakefield
      A Jane Austen Gazetteer | Julie Wakefield
      Jane Austen’s Letters | Julie Wakefield
      Mollands · Site com a obra de Jane Austen para pesquisa | Margareth Sullivan et al

Os comentários estão desativados.