web analytics

O título original do artigo de Adelle Waldman no Slate é “I Read Everything Jane Austen Wrote, Several Times”, onde ela discorre com alguns pontos de vista sobre a obra de Jane Austen bem diferente do que estamos habituados a ler.

Um exemplo é sua opinião sobre Persuasão, sobre o qual ela faz a seguinte pergunta:

Why do so many of Jane Austen’s smartest readers consider her weakest novel to be her best?

Por que tantos leitores inteligentes de Jane Austen consideram seu romance mais fraco o melhor?

O artigo éem inglês mas certamente vale uma leitura com tradutores online.

Jane Austen, ilustração de Luke Pearson

Várias Janes, ilustração de © Luke Pearson

Visits: 266

Artigos recomendados

10 comentários

  1. Não considero Persuasão fraco, ele só não tem tantos momentos “boom!” como os demais, simplesmente porque ele é todo um jogo psicológico. Viajamos (na maionese para muitas) junto com Anne em suas grandes dúvidas, anseios, angústias. Tanto que a versão de 2007 pegou em alguns momentos essa essência, com closes do semblante carregado da personagem que até hj apertam meu coração só de lembrar.

    1. Marina,

      às vezes eu penso que se Jane tivesse vivido mais um pouco daria um pequeno polimento em Persuasão, mas coisa muito pouca. E também não o considero um trabalho fraco.

  2. Não considero “Persuasão” fraco. É muito bem escrito e tem um mote interessante, mas entre os livros de Jane que li até agora é o que menos gostei. Me empolgou somente em alguns momentos bem pontuais.

    Quando terminei de ler, fiquei surpreso por não ter gostado tanto assim do livro que sempre é apontado como um dos favoritos pela maioria dos admiradores de Austen. Até porque antes de começar a lê-lo, eu tinha certeza de que iria gostar pelo pouco que já conhecia. Mas não foi assim…

    Que original a ilustração das Janes!

    1. Júnior,

      pois é, às vezes não nos tocamos e pronto. Eu por exemplo não consigo me compadecer de Fanny Price por muito tempo, mesmo sabendo das condições adversas nas quais ela vive.

  3. Já me perdeu falando mal de Persuasão, meu romance favorito de JA.
    O mais fraco pra mim é Northanger Abbey.

  4. Também não estou de acordo com essa opinião, Persuasão tem um uma crítica ainda mais irônica que os outros livros de Jane, além de protagonistas impactantes, apesar de Anne não ter grandes momentos na primeira metade do livro, a maioria das coisas que ocorrem estão interligadas às suas ações, coisa que não acontece em Mansfield Park por exemplo, Fanny é uma protagonista que não participa de sua própria história, ela apenas observa as ações dos demais e as analisa, mas nada do que ela faz interfere de alguma forma no enredo, a exceção da sua recusa ao pedido de Henry Crawford, que aliás foi a única vez em que ela não se submeteu à vontade dos outros.
    Isso não quer dizer que eu considere Mansfield Park fraco, mas se fosse escolher um livro de Jane como de menor interesse, com certeza seria Mansfield.

    1. Meiri,

      em Persuasão gosto de uma certa acidez na visão da família. Muito interessante sua visão das heroínas que não participam diretamente da trama. Ainda vamos conversar mais sobre esse assunto!

  5. Fraco?
    Persuasão é um dos romances que mais mostram as sutilezas da natureza humana. É tão bonito como J A consegue manter a realidade na obra e demonstrar todo seu amadurecimento sem ,contudo, perder a doçura da esperança na felicidade e na beleza dos sentimentos humanos . A personagem principal vai de uma meia vida a uma vida plena sem que para isso a autora precise “tirar da onde não tem”. Anne e F.W, assim como nós, tem que aprender a viver e superar as decisões e suas conseqüências, aprender a esperar e descobrir um meio de ser feliz! e eles conseguem,em meio a família maluca,a paquera mal sucedida entre F.W e Louiza, entre a pressão social, entre magouas mutuas,eles consegue! nossa Jane morreu muito jovem, mas não tão jovem para aquela sociedade que considerava uma menina* de 28 anos um “ser terminado”,foi uma ousadia pegar essa garota e transforma-la em uma protagonista das mais desejadas felicidades,se eu temi ver Anne conformada a um relacionamento frio e insipido de conveniência junto a seu primo, acho que muitos naquela época tinham absoluta certeza que era o único final para quela solteirona, Persuasão me parece um grito de “Não, eu quero, mereço e posso ser feliz” tanto quanto Elizabeth B. e Jane passa esse sonho esse desejo e amor pela vida para cada um de nos com suas frases bem escritas,cheias de beleza e inteligencia de Persuasão.

Deixe uma resposta