Jane Austen 200 em Lisboa, Portugal

Jane Austen 200 está sendo festejada em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal no dia 10 de maio com uma série de palestras.

A homenagem a Jane Austen, foi organizada pela Faculdade de Sociais e Humanas de Lisboa e será apresentado na Biblioteca Nacional:

LOCAL: Auditório da Biblioteca com entrada livre e sem necessidade de marcação.
ENDEREÇO: Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
DATA: 10 de maio – 15:00 às 18:00

Segue abaixo a programação que recebi de Rogério Miguel Puga, organizador e também palestrante do evento. Vocês podem acompanhar detalhes na página do Facebook.

O congresso de um dia “Jane Austen 200. Portugal”, organizado pelo CETAPS (FCSH-NOVA) e pela Biblioteca Nacional de Portugal, pretende assinalar os 200 anos da morte da conhecida autora britânica Jane Austen (1775-1817), juntando especialistas em torno da sua obra, bem como da tradução desses textos para português. A par das várias palestras (10 de Maio), haverá um exposição bibliográfica na Biblioteca Nacional (10 Maio), bem como a posterior publicação de um catálogo com os textos apresentados e a lista de traduções de obras da autora para português.

PROGRAMA

  • Álvaro Pina (Universidade de Lisboa): “Jane Austen: A Arte do Romance”
  • Caroline Jane Knight (descendente de Jane Austen, fundadora da Jane Austen Literacy Foundation. Participação via vídeo, desde a Austrália): “A Jane Austen Literacy Foundation e o livro “Jane and Me” (2017)”
  • Rita Lacerda Watts (Jane Austen Society of North America, Georgia Chapter): “Jane Austen e os Seus Fãs (Fandom) Duzentos Anos Depois”
  • Isabel Canhoto (Mestre pela Universidade de Lisboa, investigadora e tradutora): “The Finest Young Women in the Country: Relação Indivíduo-Sociedade nas Obras de Jane Austen”
  • Ana Daniela Coelho (Universidade de Lisboa): “‘A Truth Universally Acknowledged’ Adaptações de Pride and Prejudice para Televisão e Cinema”
  • Alexandra Lopes (Universidade Católica): “Primeiras Impressões. Traduzir Austen em Contexto português”
  • Cláudia Neves (Mestre pela Universidade Católica): “Jane Austen em Português: As Formas de Tratamento nas Traduções de “Persuasion” em Portugal”
  • Margarida Esteves Pereira (Universidade do Minho): “Becoming Jane e Miss Austen Regrets: Representações e Projeções de Jane Austen no Filme Biográfico”
  • Rogério Miguel Puga (Universidade Nova): “O Falatório (como controlo patriarcal) Face a Condutas Femininas Transgressoras na Novela Epistolar Lady Susan (c.1794), de Jane Austen”
Biblioteca Nacional de Portugal - Jane Austen 200

Biblioteca Nacional de Portugal – Jane Austen 200

2 comentários sobre “Jane Austen 200 em Lisboa, Portugal

  1. Dandara Machado disse:

    Como é bom ver a escritora sendo lembrada em diversos países, isso mostra o reconhecimento a sua obra e a sua importância para a literatura.

  2. Gi Cano de Oliveira disse:

    Que máximo esse vento, adoraria assistir, todos os palestrantes com temas muito interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *